segunda-feira, janeiro 11, 2010

Ano Internacional da Biodiversidade

Agora que o Rio Alva e a Moura Morta se candidatam às Maravilhas Naturais, vale a pena saber porque se fala da Biodiverdidade
Comemora com a natureza








Sabias que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade?
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.
A ONU pretende chamar a atenção para a perda de biodiversidade e a recuperação dos habitats e sistemas naturais.
A diversidade de animais (fauna), plantas (flora) e microrganismos tem de ser mantida para que a nossa sobrevivência não fique em perigo e para que exista equilíbrio na natureza.
Mas, a harmonia na natureza tem sido cada vez mais ameaçada. As actividades humanas e as alterações climáticas são as grandes responsáveis pela perda da biodiversidade.

Sabes porque é que temos de proteger a biodiversidade?

Actualmente a biodiversidade está em perigo. Muitos animais e plantas estão em perigo de desaparecer. Já deves ter ouvido falar que muitos animais e plantas estão em risco de extinção. Se não fizermos nada grande parte da biodiversidade que nos rodeia irá desaparecer.
Todas as espécies (animais, plantas e microrganismos) necessitam umas das outras para sobreviver. Se uma espécie desaparecer o equilíbrio da natureza fica em perigo. As relações que se estabelecem entre os seres vivos ficam afectadas se uma espécie deixar de existir.
Por exemplo, uma raposa alimenta-se de coelhos. Agora imagina se todos os coelhos desaparecessem... a raposa ficava sem alimento e assim também ela ficava em risco de desaparecer.
Sabias que a biodiversidade é uma das maiores riquezas do nosso planeta?
A biodiversidade dá-nos alimentos (colheitas, animais domésticos, recursos florestais e peixes), fibras para roupas, madeira para construções, energia, medicamentos e produtos farmacêuticos.
A biodiversidade também nos fornece a fertilidade do solo, decompositores de resíduos, a purificação do ar e da água, o equilíbrio do clima, o controlo de inundações, secas e outros desastres ambientais.
Todos nós temos de ajudar a conservar e proteger a biodiversidade.
Curiosidade: o dia Internacional da Biodiversidade comemora-se, todos os anos, a 22 de Maio.

Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt

Etiquetas: