sábado, junho 13, 2009

Praias Fluviais - Rio Alva




Na Moura Morta você também poderia ver assim uma nora ou ter um caneiro bonito e aprazível, se para além do bom gosto das pessoas e instituições responsáveis por estes projectos de construção, padecessem de bom senso e de alguma cultura para não falar no respeito pela simbiose entre o rio e a flora. Assim os caneiros no rio acabavam por parecer o prolongamento dos marachões e não "espécie" de barragens.
O que sente um mouramortino quando olha para o Caneiro da Moura Morta?
Tristeza, indiganção, vergonha!!! Quem viu aquele bonito caneiro . . .

Gostava de agradecer a todos os que contribuíram para aquele mamarracho no caneiro, ou seja gastar dinheiro mal gasto.

Gostaria de perceber qual o intuito daquilo ter sido feito daquela maneira, para mostrar obra feita, se calhar mais valia o caneiro estar estragado, mas mesmo assim preservava um pouco da nossa identidade, identidade essa que nos foi legada pelos nossos antepassados.

Infelizmente tudo o aquilo o que nos foi deixado têm sido deixado ao abandono por parte das pessoas responsáveis; desde a simples picota ou burro de tirar àgua ao engenho, passando pelas azenhas e lagares, moendas, caneiros até mesmo o rio apenas tiramos dele o que ele nos dá neste caso as licenças da pesca . . .

O concelho de Vila Nova de Poiares têm muito mais para oferecer do que "apenas" a Chanfana e o Poiarito, apenas falta a estratégia e a visão para que as pessoas que vão gerindo os dinheiros públicos. Se queremos trazer as pessoas a conhecer o nosso concelho temos que lhe mostrar ou proporcionar algo mais . . .

O percurso de rio compreendido entre as Fronhas e a Ponte da Mucela foi aproveitado pelos moleiros para a sua industria, as moendas. O rio oferecia uma fonte de energia gratuita que permitia desta forma a transformação dos cereais, passados estes anos nem uma moenda existe em funcionamento descaracterizando algo que era tão nosso, claro que as pessoas desconhecem estes nossos legados.
Se quiséssemos pintar um quadro da Moura Morta em que o título do quadro fosse :

- Quem somos?


Esse quadro tinha que ter pintado as Moendas, as Noras, a picota, os Barcos, os Caneiros, a Agricultura, a Pesca, o Pinhal, os animais, a Vinha, e os Meroiços.

O que é que nos resta disto???

2 Comments:

Blogger Bite said...

Continuamos ser tem pessoas que tenham um projecto de desenvolvimento sustentado, e com cuidados ambientais! Estamos no concelho da construção às três pancadas!Vejamos o facto da nossa ribeira de Poiares que está a ficar toda betonada. Será que as pessoas ainda não se perceberam que ao fazer as coisas como deve ser todos ganhamos?! Ganha-se em empregos, pois as coisas são bem feitas, ganha-se em qualidade de vida, e não se hipoteca o futuro ambiental.

10:22:00  
Anonymous Anónimo said...

E quando a Ribeira de Poiares "resolver" tomar o seu curso de água original?
Até as Palmeiras (típicas de "reça" poiareses) vão abanar.

16:29:00  

Enviar um comentário

<< Home