quinta-feira, junho 11, 2009

Rio Alva e o Vimieiro aqui tão perto

A diferença é uma questão de cultura

Já dizia o ilustre mouramortino Dr. Antonino Henriques.

Agora que o calor começa a chegar o rio Alva é sempre um local aprazível onde passar uma boa tarde ou um bom dia de descanso. Com as águas límpidas e as árvores a protegerem-nos com a sua sombra este locais acabam por nos permitir recuar no tempo (principalmente para aqueles que já têm algumas primaveras).
O Rio, os Choupos, a chiar da Nora (Roda de tirar água), a moenda e o barco fazem-nos lembrar os outras épocas, garantindo desta forma a preservação da nossa identidade.
Hoje que as dificuldades apertam provocadas pelas crise económica decorrente do consumismo exacerbado, as praias fluviais devido à sua proximidade permitem umas férias de "baixo custo", além disso as pessoas evitam as confusões das filas de trânsito e de terem de percorrer longas distâncias a pé para chegar ao mar ou ao areal.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estas moendas, a roda e o barco foram mandados fazer ao Ti Abel da Moura Morta.
Infelizmente parece que no concelho de Poiares não vai sobrar nenhum trabalho digno de registo, que tenha sido feito por este artista das Ideias.
Nem uma roda, nem uma moenda ,nem um moinho, nem um barco ficarão para homenagear um homem que sempre se dedicou às Ideias.

10:25:00  
Blogger MM said...

É pena que nunca ninguém se tenha lembrado que a antiga escola se poderia transformar em museu, homenageando desta forma um dos grandes homens de Portugal, o mouramortino Dr. Antonino Henriques.
Nesse museu poderiam coexistir perfeitamente todo o espólio do Dr. Antonino Henriques (livros, escritos, fotografia entre outras coisas) e os trabalhos do Ti Abel Lopes permitindo desta forma a recuperação mesmo que apenas fotográfica de todo o trabalho que o Ti Abel desenvolveu, aplicou e aperfeiçoou ao longo de toda a sua vida.

Tendo nesse museu os trabalhos do Dr. Antonino Henriques e do Mestre Abel Lopes teríamos um verdadeiro um museu de cultura.

12:02:00  

Enviar um comentário

<< Home