Terras do Coentral - Serra da Lousã
Por isso a minha tentação de sacar e homenagear o Blog de Alveite com o seu post sobre os Neveiros."O alto da serra da Lousã, tanto o Trevim como Santo António da Neve com a sua capela oferecem ao visitante uma grande aventura: nas vertentes húmidas aparecem vestígios da floresta sempre-verde e o azevinho ou o loureiro as carquejas em flor bem como a urze deixam no ar um perfume a primavera surpreendendo-nos na subida. Os carvalhais e essas majestosas árvores que são os castanheiros deixam adivinhar o voo dos pássaros como os gaios… e demais animais como os coelhos que por vezes são visíveis.
Os cucos anunciam-se na Primavera e nos muros assentes em pedra empilhada que ladeiam os caminhos, pode esconder-se uma carriça. As Aldeias construídas em xisto surpreendem pela sabedoria! Tudo se aproveitava na altura: as padieiras das portas e das janelas são de castanho, as lages de xisto estão nos beirais, por cima das telhas e nas soleiras. Dos soutos vinham as castanhas e a sopa de castanha ficou famosa até hoje. A cabra comia-se e come-se quando velha e macerada pelo vinho tinto que a torna macia e dava sabor à chanfana. Das pequenas hortas vinham grelos frescos que, misturados com a broa e o azeite, chegavam a migas deliciosas. Das urzes e com muitas abelhas ainda hoje se faz um excelente mel. Digo mais uma coisa! Vale a pena fazer um passeio a estes locais que são de uma paisagem natural indescritível.
Capela de Santo António da Neve
Datada do século XVIII, esta capela terá sido mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro da casa real.
A sua denominação deve-se ao facto do seu orago ser Santo António de Lisboa e também por ficar situada junto aos poços de neve, situados no Cabeço do Pereiro, em plena Serra da Lousã. Foi construída devido ao elevado número de pessoas que trabalhavam então nos poços de neve, inclusive ao fim de semana, e que necessitavam de se deslocar para assistir à missa.
Poços de Neve
De construção anterior à Capela, são construções de forma cilíndrica, feitas com pedra da região. Dos sete que existiam inicialmente, hoje restam apenas três, situados junto à Capela de Santo António da Neve. Era aqui que era armazenada a neve da serra durante o inverno para depois, chegado o verão, partir penosamente transportada em carros de bois, para a corte e para o café Martinho da Arcada, em Lisboa, então chamado “Casa das Neves”. Trabalho penoso, empregava um elevado número de pessoas da região, incluindo mulheres e crianças.
1 Comments:
É uma justa homenagem ao blog de Alveite pelo trabalho que têm vindo a realizar.
Enviar um comentário
<< Home