quarta-feira, novembro 14, 2007

António Paiva escritor de Poiares

“NAVEGANDO NAS PALAVRAS”
No último sábado, dia 10, mas ao final da tarde, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, foi o local escolhido para ser feita a apresentação do livro “Navegando nas Palavras”, de António Paiva. Trata-se de um livro de poemas soltos, correspondente à sua terceira obra, que à semelhança das anteriores vai apoiar a instituição “Ajuda de Berço”, que se dedica a crianças dos zero aos três anos de idade. De acordo com o autor, “cada livro vendido reverte 1,5 euros a favor desta instituição”.
Foi Rosa Anselmo que procedeu à apresentação do livro, começando por referir que “falar de António Paiva não me é fácil” e comparando os poemas e a obra do autor a “preciosas pérolas”. “Em ‘Navegando nas Palavras’, António Paiva trata por tu a palavra, deixando-nos enfeitiçados nesta comunhão de ternura”.
Rosa Anselmo terminou a apresentação citando os seguintes versos de António Paiva: “Nunca se despeça de um livro. Diga-lhe sempre até já”.
Visivelmente emocionado estava o autor, que agadeceu a presença dos amigos, que “ajudaram a que tudo isto fosse possível”.
Decidiu não falar do livro, mas sim do que o motivou a publicá-lo.
António Paiva nasceu a 21 de Março de 1959, em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, mas reside actualmente na Ilha da Madeira. O seu primeiro livro chama-se “Juntando as Letras”, sendo editado em Agosto de 2006 e o segundo “Janela do Pensamento”, editado em Maio de 2007.
Além de publicar as obras, sendo “Navegando nas Palavras” a terceira, o autor tem como objectivo por cada livro publicado apoiar uma causa ou instituição, sobretudo ligadas a crianças carenciadas.
A primeira obra ajudou as “Aldeias de Crianças SOS de Portugal” e a segunda a “Associação Acreditar”. Sendo que “Navegando nas Palavras” vai ajudar a “Ajuda de Berço”.
Para terminar, foram recitados por amigos alguns dos poemas do novo livro, ao som do acordeão. José Manuel Ribeiro, deputado eleito pelo círculo de Aveiro à Assembleia da República, falou de cidadania, para fechar a sessão: “A cidadania é algo pouco cultivado. E António Paiva estimula o seu exercício, ajudando instituições de todo o país”.

http://dos-meuslivros.blogspot.com/