sexta-feira, setembro 18, 2009

A origem do vinho a Martelo


A origem do vinho a Martelo


Durante o último quartel do século XIX (de 1875 em diante), a "Filoxera" atacou e matou praticamente todas as vinhas de Portugal, depois de ter devastado as da Europa, em regiões como a Alemanha, a Itália, a França, a Espanha, etc..

Sem vinhas, faltou o vinho e sobretudo faltaram as enormes quantidades de vinho de pouca qualidade que tradicionalmente eram destiladas para aguardente e algum bagaço. Estes produtos eram consumidos em grande quantidade, quer aqui na Metrópole, quer ainda no Ultramar Português, que tinha já uma população superior à do Continente. Seguiram-se várias crises vinhateiras, que chegaram a fazer cair os Governos quer da Monarquia quer também da República depois do 5 de Outubro.

Chamaram-se técnicos de vários pontos do mundo.

Da França, veio o Sr. Martell que conseguiu replantar muitas das vinhas do Ribatejo e da Estremadura e pô-las a dar frutos novamente.

A qualidade, em comparação com a que há hoje em dia, não era famosa mas graças à enxertia que se passou a usar, as coisas de facto melhoraram e muito. Esta produção aumentou de tal forma, que o povo começou a falar em vinhos feitos "à lá Martell". Fácil é, pois, ver de onde vem a expressão, "vinho a martelo", que no entanto hoje em dia é aplicada até para descrever actividades ilícitas. A Filoxera, mencionada acima, é um insecto que se desloca na terra e come as raízes da videira matando assim todas as vinhas. Esse insecto não se desloca em terrenos de argila e de areia, por isso as vinhas de Colares que estão em areia não foram atacadas com severidade.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas o sr. Martell tem ido à Moura Morta?
É que ha aqui muito vinho à Martell. O Ti Artur Rato foi um dos grandes discipulos do Mr. Martell e da Miss Marreta.

23:11:00  

Enviar um comentário

<< Home