quinta-feira, setembro 03, 2009

Adoptar o troço de um rio ou de uma ribeira

Rio Alva

Numa acção da Ciência Viva no Verão, no Nordeste, nas margens do rio Azibo, o projecto Rios é apresentado sucintamente.

Com início em Espanha, há uma década, consiste na possibilidade de um cidadão qualquer «adoptar» o troço de rio ou ribeira que deve visitar periodicamente ao longo dos mesmos 500 metros. Para auxiliar a tarefa é fornecido um kit didáctico. Depois há que fazer registos.
Se bem entendemos, há alguns rios com alguns dos seus troços adoptados, como o Maçãs, o rio Sabor, o rio Anços e o rio Minho.

Oficialmente, «o Projecto Rios é um projecto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.»

Ou seja, «pela metodologia que utiliza, pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global».

vale a pena visitar o

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Leitor Atento said...

O Projecto Rios é um projecto que visa a participaçăo social na conservaçăo dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educaçăo das Naçőes Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementaçăo da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.

A implementaçăo deste projecto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente a alteraçăo e deterioraçăo da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da populaçăo em geral. O Projecto Rios, pela metodologia que utiliza, pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informaçőes e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global, com vista à aplicaçăo das exigências da Directiva Quadro da Água e da Lei da Água.

10:17:00  
Anonymous Anónimo said...

E porque não a Moura Morta dar inicio a um projecto destes?
Ou com o Centro de Convivio, com a Junta de Freguesia ou mesmo com a Câmara.
Tambem os Clubes de Pesca e a Florestal podem dar uma grande ajuda

10:17:00  

Enviar um comentário

<< Home