segunda-feira, junho 20, 2011

Casa de Antigo Presidente da Republica em Vale da Vinha

Casa de António José de Almeida em Vale da Vinha - S. Pedro de Alva

A Câmara de Penacova vai "fazer uma proposta de aquisição" da casa onde nasceu António José de Almeida, que foi posta à venda, através de uma imobiliária, pelos herdeiros do antigo chefe de Estado, disse o presidente do município.
A residência, em Vale da Vinha, povoação da freguesia de São Pedro de Alva (Penacova), está "praticamente abandonada" e "bastante degradada", mas "por tudo aquilo que representa" merece ser recuperada e preservada, sustentou, o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.
"Os herdeiros puseram à venda, há pouco tempo, através de uma empresa de mediação imobiliária, a casa e terreno anexo, com cerca de seis hectares, onde nasceu António José de Almeida", acrescentou o autarca.
A Câmara de Penacova admite transformar a moradia em casa museu e centro de estudos, mas "está aberta a outras ideias e sugestões", adiantou Humberto Oliveira.
Além de preservar "um património de grande significado", a transformação da casa de António José de Almeida também poderá assumir, preconiza o autarca, um importante papel de dinamização cultural e turística do concelho.
Dando continuidade ao processo desencadeado pelo anterior executivo municipal, liderado por Maurício Marques (PSD), a atual Câmara desenvolveu diligências junto dos herdeiros do antigo Presidente da República, para adquirir o imóvel, mas também sem sucesso, recordou Humberto Oliveira, eleito pelo PS."A casa onde nasceu António José de Almeida é, seguramente, um dos poucos edifícios que viram nascer um Presidente da I República que se mantêm de pé, apesar do seu estado de degradação", sublinhou, à agência Lusa, Luís Reis Torgal, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Além das casas onde nasceram Teixeira Gomes (Portimão), Manuel de Arriaga (Horta, Açores) e Sidónio Pais (Caminha) -- e desta quase só resta o local onde foi edificada --, "já não devem existir outras casas de pé" onde nasceram chefes de Estado da primeira República, admite o investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20).
A casa de António José de Almeida poderia desenvolver uma atividade "idêntica àquela que tem assumido, em Vila Nova de Famalicão, a Casa Museu Bernardino Machado", preconiza o historiador.
A moradia onde nasceu o antigo chefe de Estado, em Vale da Vinha, se vier a ser património público, deve assumir uma dimensão de centro de "investigação e de dinamização cultural e política" e não apenas relacionado com a primeira República, sustenta Reis Torgal.

Do blog do Couço ... ler mais +

Etiquetas: