segunda-feira, maio 14, 2007

Passear na rota da farinha para ver moinhos e o Alva

Numa caminhada denominada "A rota da farinha", ao longo dos montes e vales do rio Alva. O Grupo de 80 pessoas caminhou pelos moinhos de vento da serra da Atalhada e pelas margens do rio Alva. "Estes passeios são uma forma de combater o Stress, e ajudam a esquecer o dia-a-dia e a descansar".
O ponto de partida foi no alto da serra da Atalhada, local onde existem alguns moinhos de vento recuperados. Cerca das 10 horas, os participantes deram o primeiro passo dos 14,5 quilómetros do percurso, iniciativa organizada pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança. Um passeio que foi, acima de tudo, lúdico e de convívio, com paragens aqui e acolá para comer, beber e apreciar a paisagem.
Habitual nestas andanças é Fernando Vasconcelos, juiz conselheiro, para quem o melhor destas iniciativas é "o convívio desinibido, o ar livre, a parte lúdica e as amizades que se criam". Mas é também "um escape" ao quotidiano, que "faz bem em termos físicos e psíquicos. É uma questão de prazer", considerou.
Quem também participou foi Maurício Marques, presidente da Câmara de Penacova. "A minha presença é um estímulo", disse, para adiantar que o passeio "é uma forma de mostrar as belezas naturais do concelho". "O vale do Alva tem uma rara beleza e património histórico de interesse, como é o caso dos moinhos que estão a ser recuperados para fins turísticos e onde se pode ver como se fazia a farinha", explicou. Este foi o segundo passeio na rota da farinha, "um trajecto através de uma zona muito bonita", considerou Vaz Pedro, dirigente da Associação para a Defesa do Vale do Bestança, que promove caminhadas há cerca de 10 anos. O objectivo é "divulgar o país a um grupo de amigos, mas também promover o convívio e criar amizades", concluiu.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um belo exemplo que Poiares poderia seguir. Tem varias moendas e moinhos de ribeiro na sua freguesia de Lavegadas, mas nem cultura nem historia, coisas que não abundam por Poiares.
Já deixaram desaparecer as rodas de tirar agua, as moendas e os lagares de rio.

20:57:00  
Anonymous Anónimo said...

No domingo dia 20 de Maio, há uma Caminhada na Serra da Gardunha, organizada pelos "Caminheiros da Gardunha do Fundão", dez quilómetros, com início às 9 horas, na Serra do Cavalinho, vale de Alcambar, freguesias de Alcangosta e do Alcaide.

21:23:00  
Anonymous Anónimo said...

la estarei tambem

22:35:00  
Anonymous Anónimo said...

Traz outro(s) amigo(s) também.

23:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Ainda acredito que daqui a uns tempos a freguesia das Lavegadas vai ser um polo de turismo rural e de interior.
Tem-se visto no país coisas muito piores, mas com gente capaz para motivar o investimento e o desenvolvimento.

09:11:00  
Anonymous Anónimo said...

jámais friumes não estará a frente das lavegadas em turismo

18:53:00  

Enviar um comentário

<< Home