quinta-feira, novembro 25, 2010

O nosso rio há alguns anos atrás

Era assim há alguns anos atrás . . .
Já este fim de semana o rio nos surpreendeu com um grande caudal que nos fez lembrar as cheias de antigamente antes de existir a Barragem das Fronhas, que de certa forma têm como função a regularização do caudal do rio, isto é, que no verão o rio tenha sempre um caudal estável e que de inverno se consigam minimizar os estragos causados pela força das águas.

Este texto foi originalmente publicado em 26-11-2006, fazendo referência às chuvas e ao elevados caudais do rio. Este ano a Barragem das Fronhas está muito abaixo da cota média previsível para estas alturas do ano, cota essa normal para os meses de Julho e Agosto.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda a moenda tinha o telhado no ar.

18:27:00  
Anonymous Anónimo said...

A paisagem era muito verde, é pena que as máquinas de fotográfica não tivessem a qualidade das de hoje.

15:42:00  
Anonymous Anónimo said...

E as insuas eram amanhadas. Não havia subsidios de desemprego nem o rendimento minimo nacional. Havia alguma fome e não havia quem descontasse e pagasse impostos para pagar essas coisas.Trabalhava-se de sol a sol para sobreviverem. Agora ha outros que so trabalham 8 horas por dia e que lhes dão subsidios, para reformas para lares para medicamentos para cursos de reciclagem .Tudo.
Ainda dizem que o 25 de Abril não foi bom.

09:20:00  
Anonymous Anónimo said...

Gostava de saber quantas horas por dia trabalha a justiceira e porque é que acha que 8 horas é pouco.Também acha mal os siubsidios?Caramba isso não é justiça,ou é dor de cotovelo porque não teve direito a nenhum ou é fascismo!

19:06:00  
Anonymous Anónimo said...

A Justiceira trabalha mais de 8 horas por dia porque tem necessidade de trabalhar. Agora desconta mais de um terço do ordenado para pagar a quem nada faz e ainda se sente com obrigação de receber.
Ja disse, ha que acabar com a mama.

19:41:00  
Anonymous Anónimo said...

Justiceira...

Se Justiça houvesse a "menina justiceira" veria a ponta da sua língua cortada.
Se trabalha mais de 8 horas por dia, faz a menina muito bem só que pergunto: faz o justo desconto sobre o que recebe? Vai à farmácia mensalmente comprar resmas de medicamentos para doenças crónicas (na na sua maioria nem sequer são comparticipados)? É proprietária de alguma ínsua? Está devidamente amanhada? (a ínsua, claro!)
E já agora : o que faz a menina profissionalmente? É que estar a escrever para um Blog às nove e vinte da manhã, das duas uma: ou é aposentada (e com uma boa reforma, caso contrário teria que fazer um partime) ou está a utilizar o serviço de Internet do seu patrão.
Já dizia a minha cacaravó: " Quem tem telhados de vidro, não atira pedra".
Estou à vontade para falar; ganho bem mas pago os meus impostos (com ou sem vontade) mas pago e, às tantas ando eu a pagá-los para algumas justiceiras divertirem-se com críticas simplesmente.... ridicúlas.

19:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Este anonimo ja bebeu foi de mais. Não tenho nenhuma insua amanhada porque os meninos e as meninas não querem vergar a mola.Quando os antepassados levavam anos a trabalhar para comprar uma insua, hoje com 2 dias de trabalho de 8horas dá para pagarem uma insua. E no entanto fumam do bom e do melhor e bebem como gente grande. È a democracia dos guerrilheiros-capitalistas, assim tipo escurinhos africanos. Este anonimo deve ser filho dalgem que tem recebido subsidios sem nada ter descontado. A linguagem é propria de gente dessa.

20:10:00  
Anonymous Anónimo said...

justiceira...
A menina não entendeu nada do que escrevi, aareium!
Releia (se o assim o entender) o que escrevi e responda (se quiser).
Quanto aos coposn não ataque por essa via.
Se não tem resposta de "jeito" será melhor ir ver as ínsuas que estão amanhadas.
O tempo está convidativo para isso, está fresquinho assim, a menina poderá "aclarar" a sua cabecinha.

09:19:00  
Anonymous Anónimo said...

estou a escrever e o meu patrão a pagar a ligaçao e a pagar o tempo pra eu estar a ler isto mas a culpa é de quem escreve no blogue porque se num escrevesse eu num lia.

10:30:00  
Anonymous Anónimo said...

A "justiceira" não respondeu se tem ou não uma insua,e se trabalha assim tanto e se elas custam assim tão pouco...menina dedique-se á agricultura!!Porque é que você diz baboseiras sem sentido e os outros é que estão bebedos????Compre mas é um bom livro sobre a nossa história recente e redima-se das parvoices que diz...para falar assim nasceu depois do 25 Abr.74.

14:01:00  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a menina justiceira perdeu-se; será que foi mesmo procurar as ínsuas? às tantas foi e, como as ditas (ínsuas) não devem estar amanhadas perdeu-se mesmo.
Se nasceu depois de Abril de 1974 deve ler muito pouco visto notar-se que "fala de cor" tipo chapa 3 mas se nasceu antes de Abril de 74 o caso é mais sério (para ela), sofrerá daquela doença em as pessoas perdem a memória? Ou será, ainda, pura inocência, para não chamar ignorância pois, poderia não saber concretamente o que significa a palavra "ignorância".

15:47:00  
Anonymous Anónimo said...

Ai Jesus, onde parará a justiceira?
Ajudem-me a procurá-la; parece-me que a menina ficou desorientada...tadinha

10:43:00  
Anonymous Anónimo said...

deviam lavar no már?

16:06:00  
Anonymous Anónimo said...

atão a justiceira calou acho que ela ladra muito mas não morde ninguem ou então só pela calada

12:52:00  

Enviar um comentário

<< Home