quarta-feira, novembro 29, 2006

Braço-de-ferro mantém-se entre Câmara e Agir


A autarquia de Poiares alargou o prazo, mas deu um segundo ultimato à Associação Agir Pelos Animais. Na véspera do dia “D”, tudo se mantém na mesma. Os animais estão na Quinta da Moenda e a autarquia vai recorrer aos tribunais. Jaime Soares mantém-se intransigente e vai cumprir a deliberação do executivo municipal, tomada por unanimidade, no passado dia 20. Ou seja, se a Agir não retirar os animais da Quinta da Moenda até amanhã, a Câmara vai «solicitar ao tribunal um mandado judicial para poder entrar nas instalações, cumprindo a lei, e retirar os animais». Jaime Soares defende a retirada dos animais da Quinta da Moenda, mantendo-os, de seguida, de quarentena durante o período recomendado. O autarca não vê quaisquer problemas na retirada dos animais e na sua transferência para o canil municipal, que, afirma, está a ser restruturado para resolver o problema.
Aliás, para Jaime Soares o “problema” reside sim nos animais, que «estão sem condições e sem licença» e representam uma ameaça em termos de saúde pública, pois estão numa «situação caótica».
“Saímos quando tivermos condições”. Se Jaime Soares não cede um milímetro, a Agir assume idêntica posição. «Saímos quando tivermos condições para sair e neste momento não temos», disse Samuel Vieira. Segundo aquele responsável, a associação recebeu várias ofertas de pessoas que, alertadas para a situação, disponibilizaram espaços, na zona de Coimbra e também de Condeixa. Todavia, «não conseguimos criar as condições de um dia para o outro», esclarece, sublinhando a necessidade de começar pela limpeza do terreno, uma operação que em termos logísticos é complicada, tendo em conta que «a Agir não tem funcionários»..Todavia, na véspera do dia “D” Samuel Vieira é inflexível: «Não vamos sair quando o presidente quer, mas quando tivermos condições para o fazer», o que, acrescenta, «até pode acontecer muito em breve», mas «não vou fugir», diz, sublinhando que «não é uma questão de dar ou não dar o braço a torcer», mas de «reunir condições». Por isso vai aguardar, esperando que se a câmara for buscar os animais tenha condições para os recolher e manter em boas condições e afirma que o canil do município não reúne esses requisitos

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas afinal ha canil em Poiares ou não? No tempo do Jorge da Junta queriam-se mandar os cães que andavam ali à solta na Barroca e mordiam quem passava, para um canil.
Não havia canil nem era necessario era o que diziam.Por isso havia alguem que ou os abatia a tiro, ou lhes dava estriquinina ou os metia num saco e os mandava para o poço de Vale Escuro. Agora que alguem os recolhe, começou a confusão.

09:51:00  
Anonymous Anónimo said...

Ai o Senhor Jaime está todo bonito!

20:10:00  
Anonymous Anónimo said...

Quando a prepotência (será que é assim que se escreve?) prevalece em todas as actitudes de um ser humano, meus amigos nada há a fazer!
"Mantem os cães todos, fechem o canil.Para quê criar condições dignas para animais irracionais que foram abandonados por animais supostamente racionais?"
É este o Concelho que temos!
E não digam que não votaram nele porque estarão a mentir; ele tem ganho sempre com a maioria, porque será? Medo? Falta de oposição?
Haja Deus e muita paciência e haja também alguém que tenha coragem para não deixar que continuem a matar os animais abandonados e ajudar a tal Associação.

14:13:00  
Anonymous Anónimo said...

Por causa de tanto imebcil neste mundo sofrem tantas crianças e animais e por vezes eu k tenho fé em Deus pregunto aonde é k ele anda

20:32:00  

Enviar um comentário

<< Home