domingo, abril 24, 2011

VISITA PASCAL

Dia de Páscoa é dia de celebrar a Ressurreição de Jesus e de levar esse anúncio aos lares das várias comunidades cristãs da nossa freguesia.
Esta tradição religiosa bem arreigada na comunidade cristã da Moura Morta. Em tempos idos, no dia de Páscoa, o prior da paróquia visitava os seus paroquianos desejando-lhes “Boas Festas”. Desde há alguns anos a esta parte a visita fica a cargo dos membros da comissão da Igreja de Lavegadas, que se realiza sempre ao Domingo e após a missa dominical.

É um dia muito importante pois além de as famílias se reunirem, isto é, os familiares que moram noutros locais retornam à sua aldeia afim de vir beijar a cruz, estreia-se a roupa nova, são feitas as limpezas de véspera e confeccionados os tradicionais folares da Páscoa.
No fim da solene Eucaristia, ao som do repicar festivo dos sinos da igreja paroquial e do estalejar de foguetes (embora neste momento os foguetes já não se utilizem pois era necessário uma pessoa credenciada para os lançar) a anunciar a saída da Visita Pascal, dá-se início a tão agradável e quão exímia tradição.
Espera-se olhando para a casa do vizinho que antecede a nossa, sabendo que esta já anda na rua, visita-se a casa do vizinho para lá beijar a Cruz ou dos outros familiares da aldeia e por lá se fica a provar o vinho e os aperitivos que foram colocados para os senhores que andam a dar as boas festas.
A comitiva é normalmente constituída por quatro “figuras” fundamentais envergando todas elas uma opa:
1 - A pessoa que transporta e que segue à frente a tilintar a campainha, anunciando a chegada,
2 - A pessoa que transporta a Cruz,
3 - A pessoa que carrega a caldeira da água-benta,
4 - E por fim quem recebe o “folar”.
E lá se vai, de casa em casa, desejando uma “Santa Páscoa” a todos os paroquianos, familiares e amigos. Esta tradição sobrevive porque têm raízes bem profundas e porque satisfaz uma necessidade humana, social e religiosa. A entrada de cada casa está geralmente embelezada com variadas flores, destacando-se o rosmaninho e alecrim e as cangorças que exalam um inebriante aroma; a casa está impecavelmente limpa, alindada e cheirosa; a família está reunida na sala, e aí se beija, com devoção, a cruz paroquial adornada e perfumada, enquanto a pessoa que transporta a cruz procede à bênção, para logo a seguir, por entre “boas-festas” e “aleluias”, cumprimentar e saudar, um a um, todos os membros da família e amigos.
Depois da oferta do “folar” e de toda a gente ter beijado a cruz, na mesa coberta pela melhor toalha, são servidos os doces da época e as mais típicas comidas e bebidas para todos poderem confraternizar por breves momentos, momentos alegres e festivos, mas imperativamente breves, pois têm de prosseguir o itinerário habitual para entrar em todas as casas que o esperam de portas abertas.
Quando termina a visita pascal a toda a freguesia a comitiva recolhe a fim de ver quanto “tirou de folar” e para fazer um balanço da visita.

Etiquetas: ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem, parabéns pelo trablho desenvolvido.

22:12:00  
Anonymous Anónimo said...

A Anabela vai toda bonita

22:17:00  
Anonymous Anónimo said...

Porque se recebe o folar? - Só vão em busca de dinheiro!

22:40:00  
Anonymous mouramortino said...

Antes de responder ao anónimo das 10:40Pm, vou esclarecê-lo que as pessoas têm todo o direito às suas crenças e a expressar a sua fé; desde que essa sua liberdade não interfira na liberdade dos outros.
Sendo que a visita pascal apenas se realiza nas casas em que as famílias abrem voluntariamente as suas portas e se assim acharem por bem oferecem o folar.

23:50:00  
Anonymous mouramortino said...

Para falarmos no folar teremos de recuar no tempo e perguntarmo-nos:
- De que é que os Padres vivam?
É fácil perceber que os Padres não tinham ordenado nem forma de rendimento e desse modo na altura foi estipulado que na Páscoa o dinheiro recebido seria o dinheiro que serviria para pagar os serviços prestados à comunidade, no fundo era esse dinheiro que lhes permitia sobreviver sem dependerem da caridade.
No momento actual os padres têm um ordenado que é pago pelas paróquias onde prestam serviços.
Hoje na freguesia das LAVEGADAS esse FOLAR é um dos poucas receitas que a nossa Igreja têm e que permite fazer o pagamento do ordenado do Padre, comprar flores, pagar a luz, o seguro e manter o nosso lugar de culto bonito e aprazível.

Se acha que os representantes vão apenas em busca de dinheiro, então na minha modesta opinião não deveria participar ou abrir a porta; porque a Páscoa é algo mais, muito mais do que o dinheiro.

Já agora lanço-lhe um desafio para o próximo ano vir connosco fazer a Visita Pascal!

00:10:00  

Enviar um comentário

<< Home