quarta-feira, abril 20, 2011

Outros podem ter marketing “mas nós temos a chanfana”

Responsáveis pela candidatura da pré-finalista das 7 Maravilhas Gastronómicas quer alargar a promoção do prato a todos os concelhos que o confeccionam Unidos num propósito comum de promover a chanfana no âmbito das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Lousã e Góis, apresentaram ontem, em conjunto com a Turismo do Centro, a campanha de apoio à promoção daquela que é já uma das 70 pré-finalistas do concurso. E possivelmente não o farão sozinhos, uma vez que, conforme foi anunciado ontem no Meliá Palácio da Lousã, uma das ferramentas de promoção do prato da gastronomia regional, confeccionado a partir da carne de cabra, poderá passar por incluir na campanha de apoio todos os concelhos da região que elegem a chanfana como prato de eleição. Coimbra, principalmente as freguesias de Almalaguês e Castelo-Viegas, Arganil, Penacova, Pampilhosa da Serra e até Tábua poderão vir a fazer parte do rol de concelhos que vão desencadear uma verdadeira campanha de apoio à chanfana, para que o prato siga para as 21 finalistas do concurso.
«Aquilo que tem de ser a afirmação do desenvolvimento das regiões, nomeadamente desta, terá que ter como base este conjunto de municípios integrados na NUT III, para que se criem sinergias, com projectos de desenvolvimento sustentado, incluindo todos estes municípios», considerou o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, confirmando aos jornalistas, que já «foram feitos alguns contactos directos», tendo alguns dos municípios contactados, como é o caso da Pampilhosa da Serra, demonstrado imediata disponibilidade. «Todas estas zonas devem estar fortemente empenhadas, para que ela [chanfana] seja incluída nas 21 finalistas», disse ainda Jaime Soares. Para o autarca a importância da chanfana «não se esgota» nos quatro concelhos ali representados, pelo que, aglutinar na campanha de promoção todos os outros municípios «onde a chanfana é rainha» e «também se faz com qualidade», poderá dar ainda mais expressão à candidatura.
Jaime Soares defendeu mesmo que a própria Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN) «tem a obrigação» de intervir nesta promoção, sugerindo uma «divulgação pública do senhor presidente da CIMPIN». Ler tudo