quarta-feira, abril 20, 2011

A Quinta da VUMBA em S. Martinho da Cortiça

A VUMBA é uma sociedade que se dedica à exploração agro-pecuária e florestal, sendo uma das maiores propriedades rurais do concelho de Arganil. Com sede e actividade em São Martinho da Cortiça a empresa possui, naquela freguesia, uma propriedade com 140 hectares, sendo 80 hectares dedicados a floresta e 60 hectares a pastagens.
Como filosofia de gestão, e por razões que têm a ver com o respeito pela memória dos seus antepassados ( Famílias Dias da Cunha - Serra Campos ), mas também porque acreditam que só assim contribuem de forma eficaz para o desenvolvimento sustentado da região, têm privilegiado uma estratégia de longo prazo, sacrificando benefícios de curto prazo, nomeadamente apostando na produção de bens genuinamente locais de elevada qualidade e na preservação e beneficiação do ambiente.
A preocupação, existente desde o início pelo Dr. Patrick Dias da Cunha, de desenvolver uma exploração moderna e exemplar tem levado à realização de importantes investimentos em infra-estruturas, de entre as quais se destacam cinco barragens com cota superior às pastagens, possibilitando a armazenagem de água no inverno para regar por gravidade no verão, um sistema de rega composto por tubagens e aspersores móveis, pastagens de regadio e sequeiro, totalmente vedadas, e um ovil com ripado.
Como agropecuária, na queijaria da quinta é produzido um queijo de ovelha de elevada qualidade, com um sabor genuíno, e que constitui uma das poucas alternativas artesanais ao queijo de ovelha industrial. Aqui o Engº Tec. Vitor Dias teve um desempenho importante na escolha dos rebanhos. Salienta-se, ainda, a existência de um rebanho de cerca de 100 cabras, as quais têm vindo a ser utilizadas com sucesso na limpeza e manutenção da floresta, um método ancestral que, infelizmente tem caído em desuso.
Quanto à actividade florestal - e porque se considera a extraordinária beleza da paisagem, caracterizada por uma imensa mancha verde, um dos activos mais importantes da freguesia e do concelho - a empresa tem seguido uma política de preservação e beneficiação do património florestal, com um enfoque claro no respeito pelo ambiente e na defesa contra incêndios. A maioria das espécies plantadas é jovem, dado que os dois últimos grandes incêndios da região destruíram a quase totalidade da floresta da VUMBA. A reflorestação feita no fim da década de 80 e início da década de 90 privilegiou a preservação do ambiente e da estrutura do solo. Nesse sentido, a VUMBA optou pela colocação de pinheiro bravo e de carvalho americano, em detrimento do lucro fácil proporcionado pelo eucalipto. Esta reflorestação foi acompanhada pela implementação de medidas preventivas, tais como a construção de infra-estruturas florestais (aceiros e ligação a pontos de água). Todo este investimento na beneficiação da superfície florestal existente traduziu-se naturalmente num período de rentabilização relativamente longo, até porque não estão previstos cortes senão em meados da próxima década.
Acreditando nas parcerias, uma das formas mais eficazes de contribuir para o desenvolvimento sustentado da região passou pela execução de projectos conjuntos entre entidades públicas e privadas. Também aqui procurando dar o exemplo, cooperando com a Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça, a Câmara Municipal de Arganil e a ADIBER em diversos projectos de que muito se orgulham e dos quais se destacam os seguintes: - o Programa de Prevenção de Fogos Florestais, um projecto pioneiro a nível nacional que visa a rápida detecção dos primeiros sinais de fogo e o controlo eficaz dos fogos nascentes.- e a Ecoflorestal, uma empresa de inserção social, cujo objectivo consiste na limpeza das matas da Vumba e da freguesia.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas que belo queijo é la feito na Vumba. E o requeijão?
Ainda é feito com cardo.
Agora com aquelas cabras transmontanas, dá para fazer um queijo de mistura que é mesmo divinal. Ha que dar os parabens ao Engº Vitor e ao seu pessoal da Queijaria e tambem ao Dr. Patrick, que não deixou fugir as raizes beirãs e é uma presença constante em terras de S.Martinho.

15:14:00  
Anonymous Arganilense said...

Há que salutar e endividar todos os esforços para um crescimento sustentável de modo a optimizar as riquezas do concelho.

14:32:00  

Enviar um comentário

<< Home