terça-feira, abril 01, 2014

Na Moura Morta o Municipio deu a conhecer as Potencialidades de Poiares

MUNICÍPIO DEU A CONHECER POTENCIALIDADES DE POIARES

O Presidente do Conselho Regional da CCDRC, João Azevedo, escolheu Vila Nova de Poiares para a primeira de uma série de visitas descentralizadas que irá realizar pelos 78 municípios que integram o Conselho Regional da CCDRC, onde ficou a conhecer as enormes potencialidades de Poiares em várias áreas e também a necessidade urgente de uma boa ligação ao IP3.
Considerando que a promoção da criação de emprego é a principal forma dos territórios de baixa densidade conseguirem fixar pessoas e ganhar competitividade, o Presidente do Conselho Regional da CCDRC ficou a conhecer, in loco, a necessidade premente de uma boa rede de acessibilidades para uma afirmação ainda maior do crescimento económico do concelho.
Guiado pelo Presidente da Câmara Municipal, João Henriques, e acompanhado do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde, bem como de vários presidentes de Câmara e representantes de municípios da região, o responsável da CCDRC, ficou a conhecer um conjunto de bons exemplos, nomeadamente em matéria de desenvolvimento industrial, com a visita à fábrica de luvas Ansell-Portugal. Nesta unidade que é a maior do parque industrial, empregando mais de 300 trabalhadores, foi possível ‘tomar o pulso’ ao crescimento económico que se gera em Poiares, tomando contacto também com a urgente necessidade de intervenção a nível de acessibilidades.
O Presidente da Câmara Municipal fez questão de enfatizar a importância de boas ligações às vias rápidas estruturantes da região, já que Vila Nova de Poiares não dispõe de uma boa ligação, nem ao IP3, nem à nova A13, com evidentes custos, entraves ao crescimento e perda óbvia de competitividade para as empresas e indústrias instaladas no parque industrial.
Apesar desta enorme condicionante, Poiares tem excelentes exemplos de desenvolvimento industrial e empresarial, como ficou comprovado nesta visita à Ansell, mas também noutras áreas de atividade, como em matéria de inclusão e solidariedade social, conforme foi possível constatar com a visita às instalações da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, nas valências de Lar e Unidade de Cuidados Continuados.
A visita terminou na localidade de Moura Morta, onde foi possível conhecer outra das grandes potencialidades do concelho, a capacidade de atração turística, com recursos naturais de enorme beleza. A deslocação até à Moura Morta ilustra bem a preocupação do Executivo Municipal em abranger, na sua ação, todas as povoações do território, especialmente os locais mais rurais e mais afastados do centro da Vila, auscultando as suas preocupações, mas, acima de tudo, enaltecendo e valorizando as suas riquezas naturais e recursos endógenos.
Para João Henriques, presidente do município de Vila Nova de Poiares, e em jeito de balanço, esta visita foi “um momento crucial para o concelho mostrar as suas potencialidades, nas vertentes industrial, social e gastronómicas”, dando a conhecer o que de melhor se pode encontrar no concelho, desde uma gastronomia de excelência, recantos naturais de enorme valor turístico, instituições sociais de grande expressão e com uma atividade de apoio social fundamental para o bem-estar da população, terminando num parque industrial/empresarial extremamente importante para o desenvolvimento económico do concelho e da região.
A Mesa teve a participação do Presidente do Centro de Convivio da Moura Morta, Luis Filipe, que fez uma alocução inicial de boas vindas e apresentou a sua Moura Morta às diversas entidades presentes

Etiquetas: ,