sexta-feira, março 28, 2014

Conferência de Imprensa Moura Morta

 Nesta Quinta Feira decorreu na Moura Morta uma conferência de Imprensa com duas das personalidades Políticas com "maior peso na Região", o Presidente da Conselho Regional e o Presidente da Comunidade Intermunicipal.

Presidente Assembleia Municipal, Presidente Conselho Regional CCDR, Presidente da Câmara, Presidente da Comunidade Inter Municipal e o Presidente do Centro de Convívio da Moura Morta

Algumas das palavras deixadas pelo Presidente do Centro de Convívio:
Exmo Sr. Sr. Presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro Dr. João Azevedo, Exmo Sr. Presidente da Comunidade Intermunicipal Dr. João Ataíde, Exma Sra. Presidente da Assembleia Municipal e permitam-me cumprimentar todos os presentes na pessoa do Sr. Presidente de Câmara de Vila Nova de Poiares Dr. João Henriques

Boa tarde e Bem vindos à Moura Morta, uma das terra mais antigas com foral entre Linhares da Beira e Coimbra no ano em que festejamos os 853 anos da atribuição da Carta Foral dada por D. Afonso Henriques no ano de 1151.

A Moura Morta já pertenceu às freguesias de Pombeiro da Beira, Sanguinheda e São Martinho da Cortiça, passou a pertencer à freguesia das Lavegadas desde 1898, 1 das 4 freguesias do Concelho de vila nova de Poiares, sendo a maior aldeia das 7 que compõe a freguesia temos pouco mais de 60 habitantes, sendo que mais de 30% tem mais de 60 anos.
Temos uma comunidade emigrante que já representa Cerca de 7% da nossa população. No ano de 1900 tínhamos uma população superior a 500 habitantes.

A nossa freguesia que tem cerca de 15% da área do Concelho mas apenas 2% da população, perdemos seguramente neste ¼ de século metade da nossa população.
Estamos ladeados pela Estada Nacional 17, a Distância ao centro da Vila: 10 km assim como ao IP3 e IC6 e 30 km à nossa Capital de Distrito, Coimbra e a 70 km da Figueira da Foz.

Na nossa freguesia Não temos:
- Saneamento
- Escolas
- Centro de dia
- Cafés
- Mercearias

O único estabelecimento comercial que existe em toda a freguesia é uma oficina. E Não, não estamos no interior mais profundo

Fundo de Coesão Europa 20-20 vai olhar para a desertificação? e o que é para a CCDR a Coesão?


 Tivemos uma grande moldura humana para testemunhar mais um momento histórico na vida da nossa aldeia.

O Presidente da Câmara João Henriques mostrando aos convidados a maravilhosa vista do Coreto e mostrando algumas das nossas riquezas:


A Floresta, A Serra, O Rio, e as nossas Paisagens!

Por fim gostariamos de agradecer ao Munícipio, na pessoa do Senhor Presidente, o facto de ter escolhido a Moura Morta para a Conferência de Imprensa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quer queiram quer não, este foi um momento histórico na vida da Moura Morta.
O trazer entidades publicas a uma Sessão de Trabalho no Centro de Convivio é digno de nota e honra a capacidade dos responsaveis pelo Centro de Convivio. Parabens à Moura Morta e a todos os mouramortinos espalhados pelos quatro ca ntos do Mundo.

20:15:00  

Enviar um comentário

<< Home