terça-feira, outubro 09, 2012

As Promessas e os Santos

Praticamente cada aldeia deste nosso país tem uma Capela ou Igreja dedicada a um santo.
A nossa religiosidade leva-nos a festejar o santo da aldeia de donde somos originários.
Toda a gente da Moura Morta sabe que o seu Santo é o Divino Espírito Santo, os de Mucela sabem que é o Santo António os da Ponte sabem que é o São João e os de Sabouga sabem que é Sto Inácio de Antioquia e na nossa Igreja Nova é o S.José.
É nesta ocasião que muitos dos descendentes destas nossas aldeias, visitam a sua terra, os parentes e os seus familiares e aproveitam para fazer uma promessa ao seu santo padroeiro.
Uns prometem pagar a missa, outros o enfeite dos andores e outros penduram notas de dinheiro como oferta ao Santo e à Capela, outros deixam notas e moedas na caixa de esmolas.
Estas promessas que têm um cunho de pagamento de religiosidade, revertiam a favor da Capela para promover, a sua manutenção e limpeza, bem como de todas as aquisições para actos litúrgicos e procissões. Também com o evento da energia eléctrica, a Capela paga os custos da energia para a capela e o coreto, no consumo e no aluguer de contador.
Nos últimos anos, as comissões de festas misturam o dinheiro que vai com os andores e o dinheiro das esmolas espalhadas pela Capela, com os outros dinheiros.
Por fim apresentam contas, entregando algumas verbas à Capela.
A Comissão da Festa de 2009 entregou uma verba de € 300 à Comissão da Capela tendo obtido na rubrica de dádivas aos andores e aos santos, €260.Uma diferença de 40 Euros.
Também mandaram consertar o relógio, com as verbas obtidas na festa.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Belo trabalho que a Comissão de 2009 fez. Angariou dinheiro e fez obra.
Passou dinheiro à comissão seguinte.
Vamos ver o que vai fazer a de 2010.
Espera-se que não se zanguem antes da festa.
Diz o matutino da Moura Morta que ha por aí já uns zunzuns.
Ha que ouvir tambem o vespertino.

14:52:00  
Anonymous Anónimo said...

lá está o mouratino a inventar o que lhe bem á cabeça para levar o dinheiro todo do povo para a capela paara comprarem óstias e coisas que não sao precisas só para as mulheres ficarem todas contentes e gastarem o dinheiro todo e gabaremse que foram elas que fizeram. com o dinheiro do ano anterior já se devem ter andado a fazerse grandes a comprar coisas.

15:16:00  

Enviar um comentário

<< Home