terça-feira, maio 03, 2011

Escritura da Levada da Conçalinha

Aqui temos uma cópia da escritura da Levada da Conçalinha que data de 25 de Fevereiro de 1871, escrita pelo professor da Escola de Mucela! Este documento demonstra a importância que à data tinham as correntes de água mas também podemos concluir que os professores primários tinham um papel muito importante e interventivo, ajudando a superar algumas das dificuldades. Parte desta levada (património), foi destruída com a construção  de um acesso à Ribeira da Conçalinha! 
A Montante dessa levada na Ribeira da Conçalinha existia uma presa que era reconstruida anualmente depois da sua destruição pelas intempéries dos Invernos. Esta Levada tinha a peculiaridade de ter o seu percurso paralelo ao Rio Alva mas em sentido contrário, a água dada o seu baixo desnível demorava cerca de 1,5 horas a percorrer esse percurso! Esta levada foi construída antes de 1871 por pessoas do campo sem qualquer conhecimento de hidráulica e sem ajuda de nenhuma tecnologia!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em 1871, Antonio Lopes de Vilarinho (do Monte) vendia o seu direito de agua de rega por 4.000 reis ao fundo da Ribeira da Conçalinha a Jose Henriques Coimbra da Moura Morta.
Jose Henriques Coimbra era pai da Ti Margarida e da Ti Felicidade da Vinha.
Este direito das aguas devia prender-se com a insua da Conçalinha que foi da Ti Felicidade e que depois foi para herdeiros da sua sobrinha Adelina Martins Mateus.

16:44:00  
Anonymous Anónimo said...

Esta levada da Conçalinha faz lembrar as levadas do lagar do Dr. Juiz e a levada que começava um pouco abaixo do Pontão Velho , ia pela margem direita da Ribeira de Sabouga, passava por baixo do Pontão Novo e levava agua ao moinho do Ti Ze do Caneiro.
Ainda la se moeu muito milho.
Mais tarde alguem se alargou e começou a ficar com a serventia da levada e do terreno que a protegia.
O FMI que anda a basculhar as contas todas quer saber quem estragou a levada, pois ainda vai fazer muita falta nem que seja para moer o juizo a alguns que se apoderam das terras dos outros.

15:29:00  

Enviar um comentário

<< Home