segunda-feira, janeiro 17, 2011

ROTA SOLIDÁRIA DA CHANFANA

Cinquenta e quatro participantes transportados num autocarro cedido gratuitamente pela empresa Turexpresso Lda e agência de viagens Glamtour Lda deslocaram-se de Tomar a Vila Nova de Poiares para degustarem a o prato gastronómico da região, inserido na Mostra da Chanfana. A este grupo juntaram-se elementos da Direcção da Casa do Concelho de Tomar e mais participantes em viatura própria. O passeio foi organizado a partir de uma ideia do deputado municipal João Simões (filho do Dr. Augusto Simões dos Moinhos) em se ir à sua terra natal- S. Miguel de Poiares a que se organizou uma viagem, cujos lucros, ou resultado líquido reverteria à causa solidária de ajuda às vítimas dos Tornado. Assim o montante apurado, após pagamento das despesas totalizou 975,00, havendo mesmo registo de um casal que pagou e não participou, como forma de ajudar. O próprio motorista o tomarense- Rui Correia da empresa Glamtour, ofereceu o seu serviço.

Dr. João Henriques Simões e o mouramortino (Luís Filipe Santos)

Este dinheiro foi depositado na conta Solidariedade todos somos Tomar, conta aberta pela Casa do Concelho de Tomar que está no terreno no apoio directo às vítimas do tornado ( pagamento de obras e materiais) sendo o Padre Mário Duarte a pessoa que no terreno aponta os casos de necessitarem de apoio. Este dinheiro somado ao que a Casa do Concelho de Tomar angariou, já dará para algumas portas e janelas e mão de obra, ou móveis.

Esta foi uma acção simbólica que mostra que a passear e numa rota de gastronomia também podemos ser solidários e um alerta para que neste ano a Câmara de Tomar, dado a desgraça do Tornado, poupe os cerca de 16.000 euros que gasta com o passeio anual dos 800 portadores do cartão municipal de idoso e que neste ano de 2011, não realize o passeio e dê este dinheiro, ou aplique na ajuda ás vítimas. O mesmo se aplica ás Juntas de Freguesia que promovem cerca de 20 passeios de idosos e que custam muito dinheiro aos contribuintes. Todo este dinheiro junto com o das campanhas em curso, daria um capital para atacar os problemas mais dramáticos.

O grupo teve a visita do Presidente da Câmara local – Jaime Soares que está à frente dos destinos da autarquia desde 25 Abril de 1974 e que realçou o valor da acção, agradeceu a visita e elogiou o Dr. João Simões, como grande Poiarense, hoje tomarense, e em que o seu falecido pai, foi um dedicado presidente da Câmara de Poiares. Todos os presentes visitaram o moderno Centro de artesanato da ADIP- Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares e receberam um tacho, o célebre caçoilo de barro presto de Olho Marinho, em que a chanfana vai ao forno e ganha aquele sabor delicioso

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É de admirar que o Dr. João Simões um ilustre poiarense ao vir recordar a sua terra com os seus amigos de Tomar tenha posado para uma foto ou varias, com uma pessoa que em vida se fartou de insultar o pai ( Dr. Augusto Simões)com insinuações menos proprias de quem andava na politica e alem de advogado tinha sido deputado da nação.
Foi no tempo do Dr. Augusto Simões que o chafariz ao Terreiro foi inaugurado, com festa e tudo.
Se lá colocaram alguma placa, alguem a tirou e puseram la uma a dizer agua impropria para consumo.
A seguir ao Ramal inaugurado em 1945 e à Capela em 1946, foi a 3ª inauguração oficial efectuada na Moura Morta.

00:02:00  
Anonymous mouramortino said...

Antes de mais quero agradecer ao Dr. João Simões o facto de ter convidado o blogue da Moura Morta, na minha pessoa, a ir ao almoço - Rota Solidária da Chanfana. Só fui já no final do almoço mas tive oportunidade de conhecer pessoalmente o Dr. João Simões e com ele trocar algumas impressões sobre o nosso Concelho.
No final ele teceu alguns elogios ao trabalho desenvolvido no nosso blogue e desejou-nos força para continuar.
Obrigado Dr. João Simões pela acção de solidariedade para com as pessoas de Tomar e também por esta enorme acção de divulgação do nosso concelho e da nossa gastronomia!
mouramortino

11:03:00  
Anonymous Anónimo said...

Estar com um Presidente da Câmara e posar em fotos com ele não significa o branqueamento de situações passadas e que se não esquecem!

Há situações institucionais e de respeito pelos presentes, que implicam as posturas tomadas.

Fico muito honrado e orgulhoso por aqui se recordar um homem (do regime!) que dedicou o melhor de si, da sua vida, a causas justas - a defesa dos mais desfavorecidos, daqueles que não tinham voz, a defesa da sua terra, dos seus munícipes, da região das Beiras, dos usos e costumes, do meio rural, do ambiente, dos valores da palavra, do exemplo, da honradez, da justiça, da solidariedade e do respeito pelos outros.

Fizeram-lhe muitas injustiças, foram ingratos para com ele tantas e tantas vezes, mesmo alguns a quem ajudou!

Mas o povo de Poiares lá no fundo não o esqueceu e recordá-lo-á sempre como um dos seus!

A verdade é como o azeite vem sempre ao de cima e se encarregará de esclarecer.

Viva Poiares! Viva o povo de Poiares!

João Henriques Simões

12:01:00  
Anonymous Anónimo said...

Caro mouramortino

Não tem de agradecer, foi com grande satisfação e com alguma saudade que estive na minha terra, na freguesia onde nasci (Moinhos, S. Miguel de Poiares) e bem perto da casa onde passei a infância (Venda Nova).

Continue a dar o melhor de si em prol da nossa terra e na defesa intransigente do mundo rural, que uns xico--espertos ignorantes do Terreiro do Paço (Gomes Teixeira - S. Bento) querem desertificar!

E conte sempre comigo para defender estas causas que eram tão queridas da minha família (Avós, Pais, Tios).

Por Poiares, sempre!

João Henriques Simões

12:08:00  

Enviar um comentário

<< Home