sexta-feira, janeiro 07, 2011

Alves Bandeira compra Petroibérica

A aquisição da empresa Petroibérica (do Grupo Lena) por uma estrutura empresarial liderada pelo grupo Alves Bandeira (AB), com sede em Poiares, Coimbra, abre portas à constituição de uma grande companhia portuguesa do sector. “A parceria estabelecida”, como designou ontem Rui Bandeira, administrador da AB, permite a constituição de um grupo que entra diretamente para o “top 5” das empresas que operam em Portugal na comercialização de produtos petrolíferos, logo atrás das gigantes Galp e BP, Repsol e Total/Cepsa.

A marca Petroibérica, atual­mente com 22 postos de abastecimento no Centro e Norte do país, surgiu em 1998 com sede em Leiria, tendo integrado o setor do Ambiente e Energia do Grupo Lena, onde alcançou, de acordo com os últimos dados disponíveis, um volume de negócios superior a 100 milhões de euros/ano.

A transação agora concretizada resulta de “um conjunto de negociações que foram sendo estabelecidas com vista à concentração do negócio e desenvolvimento da empresa”, refere Rui Bandeira, que faz questão de colocar os restantes parceiros no mesmo patamar, nomeadamente a empresa A. Monjardino, dos Açores, e os sócios Francisco de Mascarenhas e João Pedro Justo, que já eram administradores.

Negócio de escala

Do lado vendedor, o CEO do Grupo Lena, Joaquim Paulo Conceição, esclarece que “estas operações [incluindo a alienação de imobiliário em Angola] inserem-se na restruturação que o Grupo Lena está a implementar”. Explica que, quanto à Petroibérica, “o mercado em que está inserida é muito particular e revelava necessidades de escala”.

O negócio permite acrescentar aos 90 postos de abastecimento da Alves Bandeira outros cerca de 60 – embora mantendo as atuais insígnias – onde será possível atingir os 350 milhões de litros vendidos. A constituição de uma imagem corporativa unificada será pensada a médio prazo, porque “esses egos e questões da liderança ficam para mais tarde”, conclui Rui Bandeira.