terça-feira, setembro 28, 2010

BITAITES - 2

Pelo entusiasmo criado com os Bitaites e para não se misturarem comentarios que por vezes estão fora do contexto, por sugestão dada por um anonimo, criou-se o Bitaites da Semana.
Assim aqui pode tregiversar sobre o que lhe aprouver.

Diga as suas verdades e dê os seus palpites a bem da Moura Morta. Não se esqueça que a Moura Morta é mais conhecida já pelo mundo inteiro, do que cá dentro.

Etiquetas: ,

41 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então como correu o almoço?
Ha novidades? As tasquinhas em Poiares deram para o trabalho?

16:29:00  
Anonymous Anónimo said...

Assaltaram uma fabbica de marmos em Pero Pinheiro.A camioneta seguio em direcão a Coimbra se alguem a vir é contactar a CNR.

01:04:00  
Anonymous Anónimo said...

jÁ foi vista na estrada da beira, ainda se não sabe o seu paradeiro.

01:06:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas querem fazer o quê?
Colocar a placa do coreto?
Olha que ja não era sem tempo.

09:54:00  
Blogger MM said...

Foi editado pela moderação este comentário

A judiciaria já anda na MOURA Morta a procura das pedras mármores segundo o que consta e que vão colocar placas em todo lado, inauguração do convivio,do chafariz,dos lavadouros,do pontão e da estrada nova e ainda faltava a inauguração do mamarracho do caneiro um monte de calhaus e cimento que chamam caneiro .

10:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Não me digas que se zangaram as comadres.
Não acredito.
Agora é que os homens se fartam de rir.
Entreguem o convivio aos mordomos.
Esses é que sabem como se fazem festas.
E por falar nisso, quando é que as contas da festa são apresentadas?
Ainda seca a folha de couve.
diziam mal dos outros, mas la caminham tambem.

10:59:00  
Anonymous Madalena Arrependida said...

Ouvi ontem um comentário no convívio que alguém tinha ligado ao engenheiro par ele lhe fazer um poste mas essa pessoa devez em quando diz a merda do blogue havia de acabar mas se acabasse já não tinha la um poste mas afinal o blogue agora já lhe deu jeito.
são pessoas sem carácter .

11:33:00  
Blogger MM said...

Desde já quero dizer que estava por fora das últimas noticias sobre o Centro de Convívio, que pelos vistos estão a dar aso a muita conversa e muita discussão!
Exijo que as pessoas que quando escrevem a criticar pessoas tenham coragem de se identificar.
Fiquei assim perplexo quando me falaram da inauguração do Centro de Convívio e da possibilidade da direcção querer tornar alguns sócios,como sócios honorários.
Claro que a primeira pessoa que senti obrigação de telefonar para me esclarecer foi o Jaime Eduardo, sócio Fundador do Centro de Convívio da Moura Morta, sócio número 1, que me mostrou a sua tristeza e a sua indignação por tudo isto, tive o cuidado de lhe dizer que é normal que as pessoas tenham ideias e queiram fazer coisas, mas existe uma história que é preciso respeitar; também lhe disse que todos estes assuntos tem de ser aprovados em assembleia e que o presidente da assembleia ainda não tinha recebido nenhuma proposta por parte da direcção. A colocação de uma placa e inauguração do Centro de Convívio à data seria no meu entender uma falta de respeito por todos aqueles que a 01 de Abril de 1977 o inauguraram!

Espero que tenhamos capacidade de discutir isto com elevação, sem insultos, contribuindo com ideias.

Da minha parte acho muito bem que se coloque uma placa onde se coloque a data de inauguração e o nome dos Sócios Fundadores.
mouramortino
Luís Filipe Santos

12:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o senhor, mas opiniões devem ser discutidas em assembleia-geral mas também devemos respeitar as pessoas falecidas que tanto lutaram para erguer o convívio não se deve colocar uma pedra e por o pé em cima das pessoas.
Tenham um pingo de dignidade e tenho respeito pelas pessoas.
Se não o tem por vocês tenha no por vocês.

13:06:00  
Anonymous ACFS said...

Numa placa interior era sim de colocar o nome dos socios fundadores que assinaram a escritura da constituição do Centro e constam nos registos proprios.
No exterior e para enaltecer o trabalho de todos os que trabalharam para que esta obra fosse uma realidade, então sim, colocar uma placa evocativa que poderia mencionar:
Este Centro de Convivio foi inaugurado pelo Povo da Moura Morta a 1 de Abril de 1977 quando era seu presidente,Jaime Eduardo M. Antonio.

Assim evitavam-se os melindres de referir politicamente ser uma obra do 25 de Abril e referir os peditorios que se fizeram para que a obra fosse uma realidade.
Participaram com verbas e trabalhos, alem dos fundadores, muitos residentes na Moura Morta, os seus emigrantes à epoca no Brasil,muitas empresas da zona ,a Junta de Freguesia e a Câmara de Poiares.
Não esquecer uma verba com um significado especial que foi a venda da Capela Velha, da escadaria e do seu terreno ao Cimo da Rua que ajudou assim tambem na obra.

Se alguem quiser gastar muito marmore e muitas placas, então que se identifiquem os varios locais e arruamentos da Moura Morta.
Ha aldeias com muito menos significado que a Moura Morta que estão devidamente identificadas e com uma toponimia com dignidade.

13:18:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal vão ou não inaugurar o convivio já nao precebo nada ?

13:39:00  
Anonymous INTERNETE said...

Na Moura Morta, devido ao blogue foram comprados alguns computadores e colocaram internet para verem as novidades contudo segundo o que consegui saber após ter conversado com meia dúzia de pessoas há mais de 15 computadores.
O que resultou a algumas pessoas a fazerem créditos para comprarem os computadores, o engenheiro já viu o que o blogue fez?

13:49:00  
Anonymous Roubaram said...

Assaltaram o cemitério roubaram as lapides para gravarem e colocarem nas inaugurações.

15:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Subsidios para computadores na Moura Morta.
Devido ao elevado entusiasmo que o blogue criou e para combater a iliteracia,foram abertas linhas de subsidios de comparticipação na sua aquisição.
Assim se tem mais de 50 anos e se ja adquiriu computador, dirija-se a Poiares aos serviços competentes da cultura e leve a sua factura.
Aguarde que o chamem.
Isto a exemplo do Magalhães do Socrates, Poiares vai dar o exemplo, para todos os idosos, sem excepção.
Apresente a sua candidatura.
Com a aquisição de um computador ficara a par de todas as novidades da terra e do mundo inteiro.
Assim já não se deixará enganar e não irá no conto do vigário.

17:32:00  
Anonymous Anónimo said...

as linhas de crédito estão intupidas foi pedido ajuda a bancos internacionais.

18:32:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal quem é o vigário?
Só conheço um.

18:47:00  
Anonymous Anónimo said...

Dizem que é a Julia Pinheiro que vem à Moura Morta fazer a entrega dos computadores e das linhas do sapo. Podia tambem entregar um no Centro do Convivio que daria para ligar para o Outeiro da Redonda e para a Cavada Nova. Ha quem queira fazer a ligação para as Secarias e para o Morouço da Meda.
Eu sou mais a favor de fazer a ligação ao Chafariz do Terreiro que é dai que se poderão fazer os noticiarios em directo.

18:52:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas afinal a outra e tão coisa a ainda não arranjaram o muro tem falta de dinheiro ou nao querem ter trabalho so querem e inauguraçoes trabalhem mas e.

21:25:00  
Anonymous Anónimo said...

Falta dizer que foram levados da Moura Morta milhares de camionetas de pedra para Poiares, se calhar já não se lembram disto!
Ficará isso registado no livro da história do centro de convívio ou só no blogue e na memória de alguns?

23:15:00  
Anonymous Anónimo said...

parece que na moura mortasó há calhaus com dois olhos ouvivem no meio dos calhaus?

23:20:00  
Anonymous Anónimo said...

mas que tristeza só a dizerem mal uns dos outros mas o convivio foi inaugurado kuando aí veio o presindente da republica Ramalho Eanes? se foi então não foi em1977 vejam essas datas.

23:24:00  
Anonymous Anónimo said...

e as pessoas ja não podem brincar ao dizerem k ía ser a inauguração axo k deviam ver kuando as pessos dizem as coisas nem sempre é a serio mas ha pessoas k estão sempre a espera de oportunidades de poderem morderem com certas pessoas deve ser inveja mas essa pessoa deve se estar a cagar para tda essa gente miudinha e fofoqueira

23:30:00  
Anonymous Anónimo said...

Este Blog vale sempre a pena. Nem que seja só para ler alguns comentários. Diverte-te. Pontuação, Nada... Erros ortográficos, Resmas..., falta de ideias, Mais que Muitas...
Vamos continuar com o que , realmente, interessa. O resto é paisagem.
Abençoada caixa de bitaites.
MM , veja se consegue datar os comentários, é fácil configurar para tal.

09:49:00  
Anonymous Anónimo said...

E não se divertem?
Pois divertem mesmo.
Ainda não se sabe quem acusou que andavam a armar laços aos javalis.
Agora os javalis começam a dar cabo de tudo.
Na Ribeira de Sabouga vindimaram tudo.
Quem paga os prejuizos causados para manter a especie?
Andam-se a proteger demasiado as especies que um dia hão-de dar cabo é de nós.

10:02:00  
Anonymous Anónimo said...

j+a saiu de poiares pra moura morta o historiador da camara para começar a escrever a historia do convivio nao se esqueça de meter a chanfana que foi oferecida a mulher do presidente da republica mário soares quando ela vei inaugurar o convivio.

10:10:00  
Anonymous Anónimo said...

O blogue só serve para criar instabilidade na Moura Morta, isto é para ti mouramortino. Ao longo dos tempos vi que aqui inventam coisas só para difamarem o povo da Moura MORTA. Acham que alguém sério e decente queria fazer uma inauguração do Centro de Convívio quando o mesmo já foi inaugurado pela Dra. Maria Manuela Duarte Neto Portugal Ramalho Eanes.
Só falta dizer que a ideia foi do presidente da junta ou do presidente da câmara.

10:34:00  
Anonymous Anónimo said...

É triste um blog de uma aldeia bonita como a Moura-Morta servir de barroco para se lavar a roupa suja, é de uma estupidez tremenda.
Aproveitem o blog e falem do que ha numa aldeia como a Moura-Morta.

11:47:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois é triste é que venham para aqui pessoas que não saõ da Moura Morta, encomendados para escrever.
Os mouramortinos não necessitam que venha alguem tentar encomendar-lhes o sermão.
Que é terra bonita ninguem tem duvida.
Que ha muita gente boa , ninguem tem duvida.
Por isso tudo o que os mouramortinos façam pela sua terra é sempre bem vindo.
Desconfiamos é sempre de gente de fora que aparecem a apregoar loas.
Dou os meus parabens a todos os mouramortinos. Se alguns não sabem escrever bem ou se não se conseguem exprimir devidamente, não temos o direito de lhes coartar a palavra.Venho aqui espreitar com alguma frequencia e fico deveras impressionado com a dinamica destes residentes.
O não dizer sempre bem e o dar o amen a certas pessoas, tem os seus meritos.
Afinal so porque inauguraram o Convivio no tempo da dra manuela Eanes, está a gerar confusão?
O grande impulsionador da obra, Jaime Eduardo conseguiu leva-la ao Centro de Convivio. Aonde ela teceu rasgados elogios ao povo da Moura Morta e numa solenidade propria da epoca pos 25 de Abril fez a sua inauguração.
O Presidente da Republica e o Presidente da Câmara, ficaram pelo S.Pedro ou Igreja Nova e nem foram inaugurar as manilhas na Ribeira de Sabouga.
Isto sim é historia e não é uma estoria que agora andam por aqui a rabuscar.
Não digam mal da Moura Morta nem dos mouramortinos, residentes e ausentes, digam sim a verdade e questionem como deve ser.
Ha gente de fora a meter ferro, mas deixem-nos falar.
E Viva a Moura Morta do Rio Alva.

12:20:00  
Anonymous Anónimo said...

alguns criticos falam de outros criticos mas ideias nem uma. dizem aquilo que fica bem dizer mais nada.
lérias lérias tinha a minha maria muitas cabelos na ,,,, nem um.
no blogue podem escrever todos tenho que perguntar para ver se é so para doutores.
mouramortinho mete quem ajuda nos almossos do convivio na feria do artesanato nas descidas do rio na festa e depois os gaijos que tao sempre a criticar que digam eu disse mal mas ja tive tantas vezes.
a saber daqueles que dizem mal so aparecem a dizer os bitaites mas para ajudarem e fazerem tá quéto.

13:00:00  
Anonymous Anónimo said...

Poiarito é um doce Conventual com mais de 10 séculos de história, dizem que nasceu porque se mudou para a terra que se chama agora Vila Nova de Poiares uma Freira muito casta e pura, cujo nome era Madalena uma freira Italiana do lugar de Carrito, Ortona dei Marsi L'Aquila em Itália a 100 km de Roma.
Essa freira instalou-se então região e criou um convento era conhecida pelo seu bom coração que tirava aos pobres para dar aos ricos.
Além da sua faceta humilde e trabalhadora criou a sua própria doçaria conventual o Poiarito que segundo os escritos antigos tinha propriedades milagrosas as quais nunca foram reveladas e estão muito bem guardadas, mas que mantinha os ditadores no poder por muitos e longos anos.
A chanfana também foi um prato que esta freira desenvolveu ao longo da sua vida e à qual Vila Nova de Poiares têm de estar muito agradecido, por isso acho que o município deveria levantar as ruínas do antigo convento que foi destruído pelo terramoto de 1218.

Não resisti a copiar e a fazer umas alterações.

15:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Alguma das aldeias proximas faz os variadissimos convivios que a Moura Morta faz?
Isso é o que traz algumas pessoas menos capacitadas a invejar a dinamica dos mouramortinos.
Os almoços convivios são disso um exemplo. Conseguem juntar a povoação toda e mais uns quantos amigos de outras bandas.
E quantos Convivios se fazem por ano?
Concursos de Pesca - veja-se a raivinha de dentes que provocou o Concurso Internacional que se vai fazer dentro de dias.
Descidas de Rio com almoçaradas - quantas ja se fizeram este ano em que o povo apareceu em massa nos convivios?
Bailaricos ? - 1 ou 2.....pois ja não ha quem dance... mas fizeram-se.
Querem mais?
Por isso alguem que nada faz, diz mal das coisas.
Agora se os que fazem e trabalham, ralham e gesticulam, deixem-nos andar que é bom sinal.
Apareçam para trabalhar quando for preciso, que muita coisa ainda se pode fazer.

16:59:00  
Anonymous Anónimo said...

Vamos ter algum respeito senhores anónimos,não há fundamento de verdade em nada do que se diz sobre inaugurações e placas de toponimia,seja para o centro de convivio seja para as ruas da moura morta,sobre as placas no cemitério,não é assim tão óbvio que todos as vão ter...são caras!!Aproveitaram-se disso para cascar na Nazaré(ao menos digam o nome dela),mas não estiveram lá a ajudar e a dinamizar a aldeia que é de todos!Vamos ver as propostas para listas quando ela terminar o mandato...

17:40:00  
Blogger MM said...

Tenho que começar pelo principio; as noticias não surgem do nada, nesse sentido é natural que havendo ideias e proposta tenhamos coragem de a debater sem qualquer problema! Mas com seriedade e com respeito.
Eu escrevi que o Centro de Convívio foi inaugurado a 01 de Abril de 1977, queria dizer que essa foi a data da escritura pública, data que consta na ficha de sócios.
Ponto um, o Centro de Convívio foi inaugurado pela esposa do Presidente da República General Ramalho Eanes e pelo Jaime Eduardo.
Ponto dois, todas estas ideias para serem concretizadas tem de ser aprovadas pela assembleia do centro de convívio.
Ponto 3, concordo com o Sr. Álvaro quando diz que deveria ser colocada uma placa interior com referencia à data de inauguração e aos sócios fundadores.
Ponto 4, Quando se discutir algumas destas questões em primeiro lugar deviam ser ouvidos os Sócios Fundadores.
Ponto 5, Relativamente aos sócios honorários ainda se poderia colocar a questão mas só após aprovação dos novos estatutos pois os anteriores não fazem referência.
Ponto 6, Todas as pessoas podem e devem exprimir a sua opinião, com e sem erros, com e sem pontuação, porque as opiniões desde que não contenham má educação.
Ponto 7, Isto só levantou tanta indignação porque algumas destas pessoas muito trabalharam para que o Centro de Convívio hoje seja uma realidade e é natural que se indignem quando alguém propõe que se faça uma nova inauguração e que seja atribuído ao actual presidente da câmara do município a categoria de sócio Fundador ou sócio honorário!
Ponto 8, Gostaria de ouvir a opinião dos sócios Fundadores.

Ponto 9, Sobre o que escreveram sobre mim! só quero aproveitar para enviar cumprimentos!

19:12:00  
Anonymous Anónimo said...

Eucomo socio fundador, acho que deviam deixar de lavar roupa suja neste blog.
Deixem trabalhar quem trabalha e a Nazaré que deixe os cães ladrarem e a carabana passar.
Força Nazaré es superior que essa gentinha.

22:20:00  
Anonymous Anónimo said...

É vergonhoso, nessa terra poucos merecem algo!
A nazaré e a sua equipa fartam-se de trabalhar.
Quem é que dá o coiro no carnaval?
Quem é que dá o coiro na feira de artesanato?
Quem é que dá o coiro em outras actividades já realizadas?
São sempre os mesmos.

Mas a vida é mesmo assim, inevitavelmente há sempre uns infelizes que apenas cá estão de passagem!

Para estes, até o dinheiro em lápides será mal empregue.


Força Nazaré e restante equipa!

22:37:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois do mesmo se queixava o Dr. Antonino Henriques.
Esta terra é mesmo sui generis.
Ha gente com muita categoria a quem não querem reconhecer o seu valor.
Muita gente trabalhou na obra e ninguem os reconhece.
Muita gente reabilitou o Centro de Convivio com obra nova e ninguem o parece reconhecer.
E agora aparecem uns herois que nunca se preocuparam e fizeram nada a bem da terra, fazendo a apologia dos actuais orgãos sociais do Centro de Convivio, configurados na sua presidente.
Realmente dos actuais elementos ainda ha alguns que trabalharam desde o inicio das obras do Centro.
Não atirem ja a presidente para a fogueira porque ainda está ha pouco tempo envolvida nestas coisas e nem sabe bem do que se passa e passou durante estes ultimos 30 anos.

23:38:00  
Anonymous Anónimo said...

nao posso falar das
contas da festa
de querem por o presidente da camra como sócio fundador e ónorário
nao posso dezer que o muro tá a cair
o que posso dezer?

00:01:00  
Anonymous Anónimo said...

MM
Configure para datar, sff, assim não "perdemos o fio à meada".
E, força!
29 de Setembro de 2010

01:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Então o estoriador ja conhece a estoria do convivio?
Dizem que ele nem sabia que a Moura Morta tinha tido foral de D. Afonso Henriques.
Como andava distraido.

09:56:00  
Anonymous De Passagem Apenas said...

Anonimo das 10:02:00
"Andam-se a proteger demasiado as especies que um dia hão-de dar cabo é de nós."

Disso não tenha qualquer dúvida!
Olhe a começar pelo (des)Governo que temos.
Uma aldeia como é a Moura Morta, reletivaente pequena, se compararmos com outras e que tem um Centro de Convívio, um recinto de festas, apoio a idosos e pessoas que realmente interessam-se pela sua terra Natal.
Fazer as coisas, custa e se custa.
Criticar é fácil, muito fácil agora, fazer, dar a cara, aí é que são elas!
Não estouem defesa de ninguém aliás, estou perfeitamente à vontade até porque, mal conheço o MM e ACFS, nem tão pouco as pessoas que integram a Direcção do CC ou mesmo os moderadores deste BLOG.
Acredito que, algumas pessoas que por aqui passam e deixam comentários digamos, menos abonatórios, fazem-no sob uma capa. Escrevem com erros, frases sem sentido, etc...só para disfarçar.
Sejamos adultos educados e com sentido de civismo.
Se não gostam, não apareçam ou então sugiram ideias VÁLIDAS.
Força, pessoal. "eles andem aí, deixá andá-los".
29 de Setembro de 2010.

17:55:00  
Anonymous De Passagem Apenas said...

Só mais um pequeno reparo:
Quando referi o (des)Governo, referia-me ao (des)Governo PS e , porque não o (des)Governo Camarário de V.N.Poiares.

18:02:00  

Enviar um comentário

<< Home