sábado, maio 22, 2010

“Sopas & Doces” são atracção em S. Martinho da Cortiça

CERTAME REALIZA-SE AMANHÃ

Definitivamente «veio para ficar» e, hoje em dia, já faz parte «do calendário de eventos gastronómicos da região». Palavras de Regina Pinto, a propósito da Feira de Sopas & Doces que se realiza amanhã em S. Martinho da Cortiça. Uma iniciativa que aposta na qualidade dos pratos, pretende promover algumas receitas que tendem a cair em desuso e chamar a atenção para os bons sabores da tradição.

«De ano para ano a feira tem vindo a crescer e a consolidar-
-se», sublinha aquela responsável da organização, da responsabilidade do Projecto Radical – Associação Juvenil, apontando para a adesão das colectividades locais ao evento e também para o crescendo que, em termos de público, o evento tem vindo a registar. Inicialmente, no entender de Regina Pinto, o certame era especialmente visitado pela população local e das redondezas, mas foi, ao longo das várias edições, crescendo e alargando horizontes, conquistando apreciadores de sopas e de doces de toda a região. Por isso, se no ano passado, de acordo com as estimativas da organização, a feira contou com a visita de cerca de mil pessoas, este ano as perspectivas apontam todas no sentido de «ultrapassar essa fasquia».
«A Feira das Sopas & Doces já é uma referência», sublinha Regina Pinto, enfatizando o facto de mais uma colectividade ter aderido ao evento. Em causa está a associação da Ponte da Mucela, que se estreia no certame, elevando para oito o número de presenças. Assim, para além da Ponte da Mucela, participam na feira a Associação de Desenvolvimento e Cultural das Fronhas, o Clube Recreativo da Sobreira, a Comissão de Melhoramentos da Cortiça, a Liga dos Amigos das Pombeiras, a União Recreativa e Cultural da Urgueira, a União Recreativa de Mucelão e ainda a União Recreativa e Cultural Sailense.
Cada associação traz consigo uma sopa diferente, sopa esta que constitui a principal atracção da festa. E este ano há, também, «novidades» no que às sopas diz respeito. Com efeito, de acordo com Regina Pinto, a nova colectividade traz também uma nova sopa: de bacalhau.
Ao todo são oito sopas, uma por cada associação, o que significa que os visitantes têm oito variedades à escolha. Para além da sopa de bacalhau há sopa do lavrador, de grão, sopa de galinha, de peixe, sopa da pedra, sopa de domingo de Ramos e ainda de rabo de boi.
Mas se no que às sopas diz respeito a organização tem conhecimento da variedade que cada associação apresenta, «uma vez que se pretende evitar repetições», alerta Regina Pinto, já no que aos doces diz respeito está tudo no “segredo dos deuses”. Aquela responsável do Projecto Radical refere que «não há limites relativamente ao número e variedade de doces», o que significa que «cada associação pode trazer o que entender». Cada colectividade, acrescenta, «faz um grande segredo relativamente aos doces» e, por isso, a própria organização já se habituou a ser «surpreendida».

Animação garantida
Para além dos petiscos gastronómicos, também os “sabores para a alma” estão acautelados na Feira das Sopas & Doces de
S. Martinho da Cortiça. E este ano a organização procurou diversificar o programa de animação, tanto mais que, «durante a tarde, os grupos constituem a atracção do evento». E a tarde promete ser “recheada” de animação”, com a actuação da Tuna de S. Martinho, do Grupo de Dança “As Pimpolhas”, um projecto que está a ser desenvolvido na Escola de S. Martinho da Cortiça, com os alunos, que, inclusive, refere a organização, «estão a preparar coreografias propositadamente para a feira, que vão ser apresentadas em estreia absoluta». Destaque ainda para a actuação do Rancho Infantil e Juvenil “Os Columbinos”, de Pombeiro da Beira, e para p Grupo de Concertinas “Sons e Suadelas”, de Arganil. Juntos garantem «os ingredientes para um domingo delicioso», refere a organização.
A Feira das Sopas & Doces de S. Martinho da Cortiça promete continuar. «A iniciativa impôs-se por si», sublinha Regina Pinto. A organização, da responsabilidade do Projecto Radical – Associação Juvenil, conta com o apoio da Junta de Freguesia de
S. Martinho da Cortiça, da Câmara Municipal de Arganil e do Instituto Português da Juventude.

Sopas custam 2,5 euros e doces 1,5 euros
A Feira das Sopas e Doces abre às 12h00, no pavilhão gimnodesportivo de S. Martinho da Cortiça e encerra às 22h30. Cada colectividade tem o seu espaço próprio, com a sua sopa (única) e a variedade de doces que entender. A entrada no espaço da feira é gratuita e os visitantes terão, depois, que se dirigir ao local próprio onde procedem à aquisição das senhas. Significa que nas “tasquinhas” não se “mexe” em dinheiro, mas apenas nas senhas correspondentes à sopa e aos doces.
Quanto aos preços (únicos) praticados, a organização estabeleceu 2,5 euros para cada sopa e 1,5 euros é quanto custa a senha que permite escolher um doce.