quinta-feira, maio 27, 2010

Municípios e Águas de Portugal criam empresa para gerir redes em baixa

Municípios e Águas de Portugal criam empresa para gerir redes em baixa
Catorze câmaras municipais, entre as quais a de Leiria, Ansião, Batalha, Porto de Mós e Ourém e a empresa Águas de Portugal (AdP) estão a equacionar a criação de uma empresa para gerir as redes de abastecimento de água e saneamento básico em baixa da Região Centro.
A decisão de avançar com esta solução foi tomada em anteriores reuniões e discutida, ontem, em Leiria, em mais uma sessão de trabalho, que contou com a presença de representantes das autarquias que irão integrar a nova empresa. Os municípios detém 49 por cento do capital social e os outros 51 serão afectos à AdP.
Segundo Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, a criação de uma empresa multimunicipal é uma “forma de fazer uma gestão mais eficaz” dos sistemas de saneamento básico e de abastecimento de água aos municípios que dela farão parte.
“A reunião de hoje (ontem) serviu para fazermos uma avaliação e uma análise da forma como vai ser criada a empresa”, afirmou Raul Castro, que ontem foi o anfitrião do encontro onde estiveram representantes das autarquias de Ansião, Arganil, Batalha, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Miranda do Corvo, Ourém, Penacova, Penela, Porto de Mós e Vila Nova de Poiares.
Caso a empresa não avance, a solução alternativa poderá passar pela fusão das empresas Águas do Mondego e a Simlis, esta última responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Lis, por um prazo de 30 anos, para a resolução dos problemas de poluição da bacia do rio Lis e a revalorização ambiental . . .

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que é agora que irão mudar a tugaria de abastecimento de agua em Poiares. Tubos todos podres a deixarem entrar as terras no abastecimento publico da agua.
Basta ver o ramal de Mucela.
Como é possivel tanta rotura nos tubos?
O pior é que agua não sai nos tubos, porque aspira é as terras para dentro deles.
Trabalhos feitos às 3 porradas no tempo do povo é quem mais ordena.
Agora quem paga é o Ze Povinho.
Já paga a agua mais cara do Distrito e o saneamento tambem. Um saneamento que não há, mas que se paga, como nas terras civilizadas.

14:40:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas olha que é verdade.
Os tubos estão todos podres.
Quem é que vai pagar agora?
Como estoiraram o dinheiro que veio da comunidade europeia, agora o povo que aguente.

16:38:00  

Enviar um comentário

<< Home