terça-feira, abril 27, 2010

Eficiência financeira

Mealhada e Pampilhosa da Serra com indicadores positivos em 2008. O mesmo não se pode dizer de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Vila Nova de Poiares
Penacova é o município de pequena dimensão do país melhor classificado em termos financeiros, no relatório do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses/2008, elaborado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, numa tabela onde surge em oitavo lugar Pampilhosa da Serra.
Na região, destaque também para a oitava posição, em termos de eficiência financeira, atingido pela Mealhada, no ranking dos municípios de média dimensão, numa contagem em que Cinfães (Viseu) lidera.
Na análise ao menor passivo exigível, ou seja, às dívidas, Penacova está no nono lugar com uma dívida de 1,4 milhões de euros, surgindo na mesma lista a Pampilhosa da Serra, na posição 17, com um passivo de 2,1 milhões. Na listagem exclusiva às autarquias de média dimensão, Oliveira do Hospital, com 3,4, milhões é a segunda melhor e Mealhada, com 4,9 milhões, a oitava.
Em sentido inverso, Coimbra era o município mais endividado do distrito, no 18.º posto, com um valor a rondar os 66 milhões euros, mais nove milhões que a Figueira da Foz, no lugar 27. Lisboa surge a Câmara Municipal que mais devia, sendo que o total da dívida dos 308 municípios portugueses somava, no final de 2008, 71 mil milhões de euros, com apenas 25 autarquias a fazer mais de metade deste valor.

Cantanhede aumentou passivo
Ainda no que toca ao passivo, Cantanhede é das autarquias que revela um maior aumento em relação a 2007, enquanto, se se verificar o “peso” da dívida por habitante, Penacova está no terceiro lugar com um valor de 83,27 euros e Oliveira do Hospital também surge entre as melhores, com 158 euros.
A lista contrária, revela que cada habitante de Vila Nova de Poiares representava 1833, 22 euros da dívida do município.

Nas dívidas a fornecedores, Vila Nova de Poiares, Figueira da Foz e Montemor-o-Velho revelaram-se os três piores do distrito. Os melhores voltaram a ser Penacova, Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra.

Notícia Completa em Diário de Coimbra

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Verdadeiro regabofe. A culpa deve ser do Socrates.

11:57:00  

Enviar um comentário

<< Home