quarta-feira, março 15, 2017

O Chafariz da Moura Morta

A Junta de Freguesia mandou reparar e recuperar o Chafariz que há muito tempo já não funcionava como devia ser.
Ainda há por aqui muita gente que se lembra da sua inauguração e da polémica que deu entre o povo lá de cima e o povo cá de baixo.
Em tempos que o dinheiro não era desbaratado, as populações uniam os seus tostõezitos e moviam as suas influencias para que a Câmara fizesse serviço.
Foi o Dr. Antonino Henriques a pessoa que conseguiu entusiasmar o povo e o Dr. Augusto Simões, então Presidente da Câmara.
A retirada do chafariz do Cimo da Rua para o Terreiro, gerou um movimento de contestação. No mesmo dia que foi inaugurado com cerimonia no Terreiro e na casa do Dr. Antonino, também cá em baixo se festejou com uma contestação na casada do Ti Ângelo e da Ti Maximina. O João Levi organizou a festa como devia ser.
Passados estes anos, considera-se lógico que tivesse ido para o Terreiro, mas que também podia ter havido uma torneira na Barroca.
Não o quiseram, e quem pagava eram as minas da Ti Felicidade e da Ti Rosa Lima em que o pessoal pedia por favor para la ir tirar uma cantarita de agua para beber e para cozinhar......não contando com as vezes em que la iam de noite ...tirar um cantarito.

(Publicação de 30 de Novembro de 2010)

Agora que embelezaram o Chariz, é altura de retirar aquele monstro de placard de aluminio que la esta pendurado.
Parece mal.....

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

deste chafaris saiu muito vinho pra casa do zé terreiro. O vinho morangueiro era uma maravilha mesmo assim não batia a produção do ti rato que tinha o poço no pátio.

17:32:00  
Anonymous Anónimo said...

Tambem é verdade.O Julinho moleiro é que era o especialista das provas daquelas pomadas.
Tambem e durante a noite corria a agua pra um tanque ladrão que o Ze do Terreiro tinha no quintal.

23:37:00  

Enviar um comentário

<< Home