sexta-feira, novembro 20, 2009

Moinhos Serra Atalhada


Moinhos da serra da Atalhada, Penacova.
Há muito que estes moinhos deixaram de ter o uso para qual foram construídos, isto é, para a produção de farinha. No Verão aquando da falta de água e de inverno com as cheias os moleiros que viviam à beira rio nas suas moendas viam-se obrigados a mudar para os cumes das serras onde a força das energia do vento tocava as grandes velas dos moinhos de vento que lá tinham sido contruídos estrategicamente.
Hoje ,alguns deles, acolhem os turistas, os quais aqui ficam alojados, aquilo que a Câmara de Penacova olhou como uma forma de promoção do seu concelho e que consequentemente leva à promoção de uma região. Estes moinhos têm todo conforto de uma qualquer casa, embora estejam tão perto da Moura Morta muitos de nós não sabem o que se esconde uma pequena casa com todas as comodidades por trás daquelas largas paredes de pedra, além disso aqui você pode desfrutar das paisagens e da flora da serra, tendo a rodeá-lo todo um ambiente de pacatez e ar puro, local ideal para passar um fim de semana com a namorada ou namorado.

Moinhos da Serra da Atalhada, local calmo e paradisíaco por excelência, onde você pode aproveitar para ler, passear, se inspirar ou apenas para relaxar...

Os moinhos ficam no limite dos Concelho de Penacova e Vila Nova de Poiares, tendo uma vista esplendorosa sobre a serra da Estrelas, são as direcções que se podem tomar para chegar à Serra da Atalhada, mas para lá podermos chegar temos que percorrer uma estrada de terra batida, a estrada que liga a serra da atalhada ao concelho de Vila Nova de Poiares está em muito mau estado, só mesmo para carros todo-o-terreno.