domingo, março 30, 2008

Lavegadas nova Zona de caça

VILA NOVA DE POIARES
Zona de caça aumenta
Na época venatória 2008/09, a zona de caça municipal vai aumentar, com a inclusão da freguesia das Lavegadas.

O município de Vila Nova de Poiares reuniu o Conselho Cinegético Municipal, dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Jaime Soares. Na reunião foi feito um balanço da época venatória 2007/08, em que foram analisadas as jornadas de caça, bem como o tipo e o número de espécies abatidas, e debatidos outros pontos, como o processo de renovação da Zona de Caça Municipal por um período de mais seis anos e a proposta do Plano Anual de Exploração para a época venatória 2008/09.
A novidade em relação à época anterior reside no aumento da zona de caça municipal, que englobará a mancha da época anterior, acrescentando-se a área correspondente a toda a extensão da freguesia das Lavegadas, que tinha estado interdita, por estar a ser repovoada com espécies de caça.
Em relação à ordem de trabalhos do Conselho Cinegético, em que participaram representantes da QUERCUS, da Direcção Regional dos Recursos Florestais, da Associação de Caçadores, da Cooperativa Agro-Pecuária e também das Juntas de Freguesia, todos os pontos foram aprovados por unanimidade, tendo o presidente da Câmara Municipal manifestado vontade de ver uma maior participação e envolvimento dos caçadores neste processo.
Na sua intervenção, o presidente do Conselho Cinegético Municipal, Jaime Soares, sublinhou ainda o projecto de renaturalização que está a ser realizado na Serra do Carvalho, com vista à criação de um parque natural que se assumirá como um importante pólo de preservação da biodiversidade, não só da flora, mas também da fauna, dentro de uma estratégia integrada e sustentada de defesa da floresta contra incêndios.
O futuro parque tem mais de 150 hectares e o município tem vindo a arrancar milhares de pés de eucalipto desta área, que darão lugar a várias espécies autóctones, como cerejeiras-bravas, plátanos, carvalhos, castanheiros, cedros e muitas outras. No que toca à fauna, este espaço, depois de cercado e fechado, será também 'povoado' com perdizes, coelhos, lebres, corsas, veados ou ainda cabras serranas, transformando-se num espaço de desenvolvimento ambiental e de lazer único na região.
O município de Poiares pretende ver realizado este projecto a breve trecho, estando para isso a tentar captar fundos comunitários, fundamentais para a concretização desta infra-estrutura, referiu Jaime Soares.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mas a florestação é so naquela zona do Concelho?
o Projecto é so para zona aonde ardeu ha uns 3 anos?
Está mal.
Qualquer dia alhguem se lembra de prantar fogo ca na zona, para florestar tambem.

01:12:00  

Enviar um comentário

<< Home