terça-feira, março 04, 2008

Abertura às trutas

A fotografia diz tudo, estes foram alguns dos homens que escolheram o nosso rio para a Abertura do ano de pesca, em que o anfitrião foi o professor Sérgio Silva (para os mouramortinos conhecido como Vitalino ou filho do António da Nazaré).
O Vitalino é sem dúvida um dos apaixonados pela pesca à pluma e pela defesa do Alva, foi com o seu trabalho e empenho que os troços do Alva no Campeonato do Mundo de 2006 decorreram na perfeição e agora que se avizinha o Campeonato do Mundo de Júniores de 2008 no próximo Verão estou certo que tudo irá novamente correr pelo melhor.
Pena é que não tivesse sido ele a tomar as rédeas do clube de Pesca os Mosqueiros do Alva e que não tenha diligenciado junto da Câmara Municipal a ligação dos Mosqueiros ao Centro de Convívio da Moura Morta já que um conjunto de pescadores de alta competição onde está inserido o Vitalino representam o nosso Concelho nas provas nacionais e internacionais.
Penso que o valor que foi pedido a este clube por parte do Centro de Convívio deveria ser comparticipado pela Câmara Municipal.
Enquanto um irradiava felicidade com a captura de uma truta o outro preparava uma mosca para surpreender as esquivas trutas do Alva.O Ti André, o nosso cozinheiro chefe na confecção do repasto para alimentar os pescadores que nos visitaram.
Na imagem temos um dos pescadores a olhar o seu suculento almoço já que a manhã tinha sido difícil, não que as trutas tenham dado trabalho, mas já algum tempo que alguns pescadores andavam arredados destas maratonas pedonais de caminhar sobre as superfícies escorregadias do leito do rio.

Etiquetas: , , , ,

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E se eu apanho ca na moura morta algum carro a estrubar ou dentro de algum terreno vamos ter xatisses e das grandes

20:52:00  
Anonymous Anónimo said...

Ó senhor anónimo das 8.52, tenha calma!!
deve ser dono de muitos terrenos para estar assim tão preocupado!!!

Não percebo o que quer dizer com carros a estrubar......

22:24:00  
Anonymous Anónimo said...

Só mostra que na M Morta à mentes que pararam no tempo!!

Até aqui à poucos anos atrás havia um fulano que passava fins de semana inteiros na M Morta com a sua carrinha, pernoitava no largo da capela e pescava trutas no defeso e sem medida, mas com isto ninguém se importava!!!!

Deviam era preocupar-se com aqueles que ainda lá continuam a ir pescar, que infringem a lei, que não consomem nada no centro de convívio, não se relacionam com as pessoas da moura morta e deixam a latita do atum ou das salçichas nas margens do rio.


Abraço
Sérgio Silva

22:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei que não podemos ser nem tanto ao mar nem tanto à terra.

23:30:00  
Anonymous Anónimo said...

So não se compreende que havendo atletas-pescadores na Moura Morta, a quem lhes eram facultadas as instalações do Convivio para as mais diversas realizações, para divulgação e fomento das actividades desportivas se tenham retirado por motivos nada convincentes.
Isto é proprio de mentes rasteirinhas que eram do seculo passado. Se não o podes vencer, junta-te a ele.Sabedoria grega.
Como diziam no outro dia: - estes votam neste País.

10:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Antes desta intervenção só queria dizer um ponto importante que me esqueci de referir atrás:

Senhor anónimo das 8.52, claro que estou de acordo que os pescadores devem respeitar terrenos particulares e estradas públicas!

Agora para o senhor anónimo das 10.19:
Os Mosqueiros do Alva, só não estão no espaço que o Centro de Convívio "disponibilizou", porque não têm possibilidades de suportar os custos que nos foram pedidos para a sua utilização.

Quando se fala do que não se sabe.....
e ainda por cima é anónimo!!!!!

São os que votam que neste país.

Sérgio Silva

10:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Mosqueiros do Alva quáis sao esses custos ?

12:26:00  
Anonymous Anónimo said...

É com imensa pena minha que a sede dos Mosqueiros de Alva não é no Centro de Convívio (pelos vistos acabam por não ter sede), visto que os valores pedidos ao clube são insuportáveis porque é um clube pequeno, mas não obstante disso este processo desde o início foi conturbado talvez uma das razões tenha sido a pessoa que escolheram para presidente dos Mosqueiros, penso que estavam a tentar agradar à população mas parece que isso não resultou além do mais as atitudes do então presidente dos mosqueiros em nada ajudaram a envolver as pessoas da Moura Morta.
Pedir a um clube com meia dúzia de sócios que paguem por ano um valor que ronde os 400 €/ano é um tanto ao quanto exagerado.
Quanto à população da Moura Morta não se interessar por defender o rio, até acho normal; passo a explicar:
- A entidade responsável para concessão Câmara Municipal nunca teve um papel activo, quer na limpeza quer na preservação do rio, além do mais deveria ser ela a primeira a integrar um clube de pesca que a pudesse ajudar a dinamizar a concessão.
Este ano vai-se realizar no Alva, duas provas do campeonato nacional de pesca à Pluma Seniores, uma prova de Júniores e duas provas no Campeonato do Mundo de Júniores, isto é, o nosso rio vai ser palco de 5 provas, sabia?
Por outro lado percebo perfeitamente o que o Sérgio Silva (Vitalino) diz e com razão porque se muitas coisas foram conseguidas e estão como estão sem demérito para os outros ele foi das pessoas que mais trabalhou e mais se empenhou.
Em meu nome pessoal obrigado Vitalino por tudo o que tens feito pelo Alva e pela nossa Moura Morta.

Já agora lanço-te um repto Vitalino:
Sê tu o presidente dos Mosqueiros!
E fala com a Câmara e com a Junta sobre a possibilidade de serem elas a custear os valores pedidos pelo Centro de Convívio e se nessa altura não houver o envolvimento necessário então acredito que não há nada mais a fazer a não ser que deixe abandonar o rio e que os pescadores furtivos acabem por destruir o nosso ex-líbris como já aconteceu em alguns outros rios no nosso país.

19:30:00  
Anonymous Anónimo said...

Era bloquear todos os carros que estejam a tapar a passagem de outros veículos em estradas e entradas de terrenos agrícolas.
Não se esqueçam que todos os terrenos tem dono.

20:59:00  
Anonymous Anónimo said...

esse anonimo que tanto se queixa dos terrenos e estradas ocupados pelos carros dos pescadores é bom que ele saiba que pra ele basta 7 palmos deve ser um pateta

23:16:00  
Anonymous Anónimo said...

o senhor Drº anonimo das 11:16:00 PM
Eu estou a zelar pela moura morta nao por os pescadores de meia tijela que nem trutas tiram eu se quiser apanhar umas trutas sei bem onde ir sao mesmo parolos vesse mesmo que sao da cidade .

19:31:00  
Anonymous Anónimo said...

Realmente esta Freguesia não pode andar para a frente, porque os próprios cidadãos são os culpados. Quando há iniciativas que podem dar a conhecer um pouco dela, as pessoas têm tem atitudes assim como estas que acabei de ler. Dou razão ao Sérgio Silva ao dizer "Só mostra que na M Morta à mentes que pararam no tempo".
CS

16:12:00  
Anonymous Anónimo said...

FORÇA MOSQUEIROS CONTINUEM COM O VOSSO TRABALHO , EM PROL DA PESCA E DA LOCALIDADE, E ESQUEÇAM OS SENTIMENTOS BACOCOS DE FEUDALISMOS DE ALGUNS.

MAIS CEDO DO PODEM PREVER AS PESSOAS SABERÃO RECONHECER O VOSO TRABALHO

UM ABRAÇO

ARAUJO

11:04:00  
Anonymous Anónimo said...

Este ano pesquei na Mora Morta,e gostei o problema são as silvas, a Camara tinha a obrigação de ter as margens limpas para melhorar a fiscalização e para o pescador pescar, pratiquem pesca sem morte só assim a truta tem futuro

20:39:00  

Enviar um comentário

<< Home