sábado, novembro 17, 2007

Pesca à Pluma suas caracteristicas segundo o Jorge Pisco

Destreza de movimentos
é fundamental
Com os locais bem estudados, pesqueiros previamente sorteados e o isco escolhido, é necessária muita destreza de mãos para alcançar objectivos. “Neste tipo de pesca todo o processo de recolha e lançamento da linha é feito com as mãos. O carreto na cana serve apenas para o fio não embrulhar”, explicou Jorge Pisco. Mas não é apenas o pormenor do carreto a única diferença para com a pesca à linha normalmente conhecida.
Outra das grandes diferenças encontra-se nos anzóis usados pelos competidores. “Os anzóis não têm farpa, o que torna muito difícil segurar o peixe. Ao mínimo descuido perdemos o pescado, temos de ter muito controlo e agilidade”, explica, adiantando que, ainda assim, são “muitos os que fogem”. Os que se libertam da linha para a água não merecem a atenção do “controlador”. O indivíduo que contabiliza e mede todo o pescado a concurso, é uma presença fundamental nas provas. “Sombra” dos pescadores, mede e anota todos os pormenores do concorrente que lhe foi atribuído. Uma vez solto do anzol pelo júri, os peixes são todos restituídos à água após medição.
Sobe ao lugar mais alto do pódio o pescador que apanhar mais peixes, independentemente do peso. Em caso de empate, é o tamanho dos exemplares que determinam a classificação.