quarta-feira, agosto 22, 2007

Rio Alva bem protegido muito graças ao empenho do guarda florestal

Desde que a Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares atribuiu um guarda florestal para protecção do rio Alva, parece que a pesca ilegal quer com redes quer com canas desceu drasticamente, isto deve-se em muito ao empenho e à paixão que o guarda responsável coloca no seu trabalho.
Foi uma agradável surpresa falar com ele e aperceber-me que ele passa por aqui parte dos seus dias mas também parte das noites, isto é, vê-se da forma como fala que faz isto não só porque é o seu trabalho mas porque gosta do que faz. Ele têm recebido várias denuncias que o levam a conhecer bem o meio e os prevaricadores.
Ele já apanhou algumas redes no rio, extracção de areia ou terra ilegais e alguns pescadores sem licença adequada para pescar no troço de rio da concessão. Segundo ele o facto de estar presente e de dialogar com as pessoas tem ajudado na consciencialização da preservação da natureza.
O facto de saberem que a qualquer dia ou qualquer hora ele pode estar presente levou ao afastamento daqueles que só se aproximavam do rio com o sentido de destruir.

Extracção ilegal junto à redonda - Foto retirada do Site da Associação Portuguesa de Pesca à Pluma

Em nome do Blog da Moura Morta um muito obrigado ao Guarda Florestal pelo trabalho desenvolvido.

3 Comments:

Blogger Alvaflyfishing said...

Estou cada vez mais contente com o que este blog descreve.

Não acredito mas se é verdade estou muito feliz.

Já agora todos os pescadores que pescaram este ano no rio ALVA repararam que o numero de trutas está a descer, eu acho que anda ai mão de gente muito malandra (Furtivos).

Temos todos responsabilidade nesse assunto e vai daqui um enorme desafio, porque não fazer um fim de semana dedicado ao rio Alva em que todas as gentes da região devem aparecer e dar-se a conhecer a sua apinião sobre o assunto e os entendidos darem a seu conhecimento e a sua ajuda para que o projecto rio Alva e o seu tesouro mais apetecido seja defendido.
Jocá

04:36:00  
Anonymous Anónimo said...

Já foram a tribunal 2 apanhados com redes no rio.

19:32:00  
Anonymous Anónimo said...

Acho bem o que o Jocá diz. è uma pessoa devidamente credenciada e abalizada para formar opinião.
estas coisas levam o seu tempo, mas devem ir ao sitio.
Aqui não ha malfeitores.

11:39:00  

Enviar um comentário

<< Home