segunda-feira, junho 15, 2009

Cardo

Na Moura Morta ainda existem algumas destas plantas. A foto foi tirada no Caneiro.
Na nossa aldeia só a Ti Lurdes é que ainda faz queijos, logo, ela deverá saber a localização de algumas destas plantas de cardo que por cá existam.

Na Vinha do Ti Américo agora amanhada pelo Ti André Pereira também existem algumas plantas de cardo.
O Cardo pertence à família das Asteraceae e cresce em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos, podendo ser encontrado na forma selvagem ou cultivada em Portugal, nas zonas meridionais e ocidentais do Mar Mediterrâneo, no Norte da África, arquipélagos da Madeira e Canárias e na Argentina.

De todas as espécies do género Cynara, apenas C. cardunculus spp. flavescens (cardo) é referida como sendo usada no fabrico de queijo. Contudo, tanto C. humilis como C. scolymus (agora C. cardunculus spp. scolymus (alcachofra)) mostraram possuir actividade coagulante.

As flores são colhidas quando a planta começa a ficar senescente, isto é, durante os meses de Junho e Julho, sendo armazenadas em locais secos de forma a serem usadas na coagulação de leite durante o Outono e o Inverno. A propriedade coagulante do leite da planta deve-se à presença de três proteases (ciprozinas 1, 2 e 3) produzidas na flor, principalmente nas pétalas e nos pistilos.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O dono desses terrenos devia era por cardos no morangos e na fruta quando los lá vão roubar.

15:19:00  
Anonymous Anónimo said...

Olha que tambem ha cardos na Vinha junto ao aqueduto do Barreirinho. O sr. Andre ate o cuidou muito bem. Era com esse cardo que a Ti Felicidade fazia uns queijitos bem bons dumas 3 cabras que tinha nos currais.
Agora ha quem ande com o gado a pastar e nem um queijito da aos donos das terras.

19:23:00  

Enviar um comentário

<< Home