quinta-feira, junho 18, 2009

As Azedas dos nossos muros

Azedas ou Azedões

As azedas pertencem à família das Poligonáceas (Rumex acetosa). Existem muitas expontaneas na Moura Morta junto aos muros . Só ultimamente as pessoas se têm interessado pelo valor das saladas de azedas. Colhem-se as folhas novas antes da floração, uma a uma. Quanto mais frequentemente se fizer esta apanha, tanto mais forte será a nova folhagem da planta. As folhas consomem-se frescas, porque quando secam perdem quase por completo as suas virtudes como condimento. As azedas crescem em qualquer terra de horta e nas paredes dos muros.
Ha azedas cultivadas reproduzem-se por semente. Consegue-se uma colheita mais rápida, mediante a divisão de rizomas velhos no outono e na primavera. Na primavera deve cavar-se o solo entre as fileiras, e deve mudar-se de terreno, de três em três anos.
Composição -- As azedas contém aproximadamente 1 % de ácido oxálico, assim como oxalato de potássio, gordura, muita vitamina C, ácido salícico, cálcio, ferro, manganês, ácido crisofânico, fitosterol e óleo essencial.
Emprego como planta medicinal -- O elevado teor de vitamina C faz desta planta, sobretudo fresca, um remédio no escorbuto e demais manifestações de insuficiência de vitamina C, como as hemorragias e a tendência para as ter. Devido ao seu teor em emodina e ácido crisofânico, esta planta é também um excitante para a atividade do intestino grosso e, por conseguinte, para o tratamento da atoma intestinal com prisão de ventre. Como a planta forma combinações orgânicas de ferro, fomenta a formação do sangue, sobretudo na medula vermelha. É promissor o seu emprego nos casos de anemia.
O consumo prolongado e frequente de azedas pode tornar-se prejudicial, sobretudo para os rins e para o coração.
Emprego como condimento -- As azedas empregam-se como salada e na confecção de sopas.

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu não gosto de sopas Azedas.

23:38:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas devias gostar. Havias de ver que abatias a barriga e ficavas com mais ferro nas canetas.

23:46:00  
Anonymous Anónimo said...

Muito interessante, quem havia de dizer que as Azedas, podiam curar tantas maleitas, uma coisa é certa, antigamente não havia medicamentos e as pessoas valiam-se da medicina caseira, através de certas plantas e lá viviam felizes e contentes sem fármacos...será que se plantar um canteiro com Azedas na minha varanda irá vingar??

00:24:00  
Anonymous Anónimo said...

Oh Mariazinha, as azedas vingam pois. Fazem das pessoas más....boas pessoas. Tens de experimentar as azedas e ainda ficas com a boca doce.

09:44:00  
Anonymous Anónimo said...

Ñ SABIA Q ISSO ERA BOM PA COMER!!
ANDO A APENDER UMAS COISAS COM ESTE BLOG!

11:38:00  
Anonymous Anónimo said...

Além de não saber k isso também se comia..porque não por uma foto de alguem da moura-morta?axo k seria boa ideia, não?fziam uma foto artística não iria custar assim tanto, plo m,enos eu axo..

16:29:00  
Anonymous Anónimo said...

Não custa mesmo nada falar, mais depressa o fizeste!

21:52:00  
Anonymous Anónimo said...

É engraçado como as pessoas olhar para as coisas sempre com os espírito negativo, será que são tão criticas em relação à sua vida e ao seu trabalho.
Julgar os trabalho dos outros é tão fácil!

01:16:00  
Anonymous Anónimo said...

Desde que não morras, as azedas não fazem mal. Só os burros não comem azedas porque são burros.
Perguntem à Grabiela porque é que ela comia as azedas. Digam lá que não tinha uns dentes bonitos.

09:57:00  
Anonymous Anónimo said...

A da fotografia é a ti coisa, lembro-me bem dela, era prima da d. conçeição e sobrinha da padela do vale de tronco

12:25:00  
Anonymous Ana Frias said...

Olá Filipe, parabéns pelo Blog, sou leitora já algum tempo. Gostei particularmente deste artigo pela área da agricultura, principalmente agricultura sustentável. Mas, já pensas-te que muitas espécies espontâneas vão ter tendência a desaparecer pois as nossas Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais mandam colocar constantemente Herbicidas Totais junto as estradas, atingindo mesmo terrenos particulares. Dentro em breve ou mesmo agora só vemos figueira-do-inferno, junca, labaça, esgelracho, grama, etc.
Já a alguns anos na Austrália foram recolher sementes de plantas espontâneas junto ás estradas (já não existiam noutros locais de cultivo) e fizeram melhoramento, hoje nós compramos essas misturas em Portugal para semear para os prados e pastagens.

11:27:00  
Blogger Marques said...

Folgo por encontrar um botânico. Sabia que as azedas são óptimas em salada mas, as virtudes terapêuticas, são novidade

16:38:00  

Enviar um comentário

<< Home