domingo, abril 03, 2011

Milho e Batatas

Milho e batatas da Quinta das Secarias

O milho é uma planta da família Gramineae e da espécie Zea mays.

É cereal de altas qualidades nutritivas. É extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal. É um dos alimentos mais nutritivos que existem e tem alto potencial produtivo.

Acredita-se que seja uma planta de origem americana, este cereal rapidamente foi distribuído por todos os cantos do Mundo através das viagens marítimas dos portugueses. A cultura do milho decorre no período de Primavera-Verão.

Na Moura Morta o milho é cultivado com a finalidade de alimentação das pessoas e dos animais com a sua palha ("folhas" a "ponta" e as "capas").
A primeira palha a retirar do milho é a ponta que é colocada a secar e após estar seca poderá ser colocada em medoixas, á posteriori são tiradas as folhas atadas em pequenos molhos (maranhos ou maranhotas) e colocadas a secar no próprio milho, mais tarde após se retirar as espigas de milho e aquando da escamisada são obtidas as capas, além disso o milho faz parte integrante da alimentação das galinhas, quer em forma de grão, farinha ou farelos. Após a escamisada e o milho ter sido seco é levado para o moleiro para ser transformado em farinha para fazer a broa, e os farelos são aproveitados para a alimentação dos animais.

A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo perene pertencente à família das Solanáceas. A batata é originária do Peru, onde fora cultivada desde eras imemoriais pelo povo inca. Em 1570 a batata foi levada para a Espanha, de lá se disseminando para a Europa e depois para todo o mundo. A batata é rica em grãos de amido, armazenados nos amiloplastos.

A batata é um alimento base da nossa alimentação, é algo que se produz em grandes quantidades e que além disso também são utilizadas para a alimentação dos animais (porcos, gado, galinhas).
Na Moura Morta ainda se podem ver grandes campos de cultivo com batatas.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Penso que era nesta ínsua que estava um nora que foi construida por o Senhor Abel Lopes.
A essa nora estava acopulada uma caixa de velocidades e uma bomba para elevação de água.

23:23:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas havia assim tanta batata? Por isso é que na Moura Morta há o João Batata?
É por gordo ou por ser como a fecula e o amido? Deve ser como o fermento azedo como rabo de gato.

16:00:00  
Anonymous Anónimo said...

A anónima das 16 mostra ignorância pelo que se cultiva e cultivava na Moura Morta,como se não bastasse ainda gosta de insultar!

12:16:00  

Enviar um comentário

<< Home