segunda-feira, maio 31, 2010

O Rio Alva

Rio Alva
Caneiro da Moura Morta (carregue em cima da foto)
Afluente do Mondego, o rio Alva é um dos mais originais rios portugueses.

Primeiro porque nasce a grande altitude (1425m) na zona do Vale do Rossim. Depois porque deu origem à primeira central hidroeléctrica portuguesa. Finalmente porque traça um percurso, o Vale do Alva, pleno de locais belíssimos. Após ter atravessado a aldeia mais alta de Portugal, o Sabugueiro, o rio Alva chega à Sra do Desterro.

Devido ao desnível do seu traçado é um rio muito influenciado pelo degelo e pelas chuvas.

Passado o concelho de Seia, o rio Alva tem agora uma paisagem completamente diferente depois de descer dos 1425m de altitude para os 300 no município de Oliveira do Hospital. Neste último, o vale desenhado pelo Alva é duma diversidade enorme. Ao longo deste existem vários açudes como o das Caldas de São Paulo a da Ponte das Três Entradas. Além disso atravessa aldeias interessantíssimas e lindíssimas como Avô com as suas casas quinhentistas, o castelo e a sua ilha no meio do rio.
Pouco antes de desaguar no Rio Mondego, e após ter deixado para trás a Barragem das Fronhas entra no concelho de Vila Nova de Poiares e atravessa a Moura Morta.
O rio "circula" a aldeia e garante terrenos férteis onde são produzidas as batatas, milho, o vinho e hortaliças.

O rio Alva que nasce na Serra da Estrela foi um baluarte da imagem social da Moura Morta devido às moendas e lagares, rodas de tirar água para os terrenos circundantes, ao trabalho do linho e das actividades piscatórias, neste momento apenas é utilizado para a rega e para a a pesca desportiva, já que as moendas quase não existem e o linho já não é cultivado.

Barragem das Fronhas

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem apresentado o post sobre o Rio Alva.Parabens

23:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver um barbo a saltar junto ao muro da barragem.

12:46:00  
Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que deves ser pescador de Prato, o que estava a saltar é um tubaralho.

20:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Belo postal.
Chamo a sua atenção para uma iniciativa louvável de alerta para a poluição no nosso ria Alva: http://alertaambiente.no.sapo.pt/ (vide em Notícias)

14:29:00  

Enviar um comentário

<< Home