segunda-feira, setembro 10, 2012

Pontão Novo

Aqui podemos ver o Pontão, que foi construído em 1945 para que as gentes mouramortinas e todos os que nos visitassem tivessem a vida facilitada, pois a ribeira de verão tem pouco caudal por vezes quase nulo mas de Inverno o caudal é elevadíssimo. Para ir para a Ponte de Mucela as nossas gentes poderiam ir pelo pontão romano que atravessa a ribeira ao pé da casa da Ti Virgina ou poderiam ir por uma estrada que era ao lado deste pontão que ia dar ao Morouço da Meda, mas essa estrada só era utilizada por pessoas que fossem a pé pois além da estrada ser muito íngreme também teria de se atravessar a ribeira. Após a construção deste pontão passou a ser mais fácil.
Ainda se vê ao fundo ao lado da oliveira uma estrutura para um "burro de tirar àgua", no terreno que é do ti Zé Martins "burro". Na ribeira de Sabouga eram feitos pequenos poços para reterem àgua para que se pudesse retirar com o balde dos porcos para regar os terrenos.

A Moura Morta sempre foi uma aldeia muito à frente do seu tempo, pois já nessa altura tinha uma estrada para os peões e outra para os carros, agora andam as grandes cidades a imitar-nos.
Em rascunho  a 10/03/2010

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E o pontao romano

16:50:00  
Anonymous Anónimo said...

Essa estrada está fechada ao transito? ou ainda serve as propriedades?

23:30:00  
Anonymous Anónimo said...

Este pontão foi construido para o atravessamento da Ribeira de Sabouga quando se construiu o ramal em 1945.
A estrada antiga da Moura Morta que ligava a Ponte de Mucela à Moura Morta, passava à Roda Grande, pela parte de cima das moendas do Torrozelo, pelos Barros Vermelhos e descia pela encosta por uns terrenos do Caralhaz e atravessava a vau a ribeira junto ao moinho do Ti Ze do Caneiro.Subia ai a encostaate aàs primeiras casas da Povoação que era à esquerda a da Ti Caçoila do Morouço, mais tarde do Ti Joaquim Burro e vinha passar pelas Alminhas com a Casa de Miro à direita.
Essa estrada ainda hoje é serventia de carro para as propriedades situadas na margem direita da ribeira como sendo tambem aos 2 moinhos aí existentes.

10:57:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas ainda ha moinhos a trabalhar na Ribeira de Sabouga??

14:31:00  

Enviar um comentário

<< Home