quinta-feira, agosto 09, 2012

Cresce o número de devotos à Senhora das Necessidades

A festa em honra de Nossa Senhora das Necessidades, de cariz religioso mas sem renegar a vertente profana, é uma das que tem maior tradição na região Centro. Em Poiares, a romaria que a todos junta no recinto da capela é uma manifestação de apreço pelas graças concedidas e, também, o momento oportuno para as pessoas se reencontrarem. Sempre assim foi, sem que santos e feirantes se importunassem ou entre eles houvesse diferendo sem solução.
Estatutariamente, a Irmandade da Senhora das Necessidades – Misericórdia de Vila Nova de Poiares tem a obrigação de realizar a celebração religiosa. Contudo, é tradição que a festa vá além das missas e procissões, proporcionando momentos de convívio aos romeiros e forasteiros, no recinto da capela.
Organizados nas diversas vertentes pela Irmandade, os festejos contam com algum apoio do Município cujo contributo passa por assegurar a contratação de um artista musical pimba para animar cada uma das noites escolhido habitualmente pelo presidente.
José Pedroso Carvalho, provedor da Misericórdia, recorda que esta é uma romaria com fortes tradições, “pela sua grande dimensão, por se tratar de uma festa de arraial livre e pelo amplo convívio entre as pessoas”, sublinha.
Apesar de os tempos que correm serem pouco dados a folias, ate porque o povo anda desgostoso com toda esta politica e com estes politicos quem organiza está consciente de que é importante proporcionar aos poiarenses a oportunidade de realizarem a sua habitual festa.
“A fé em Nossa Senhora das Necessidades foi sempre muito grande, contudo, pelas dificuldades que atravessam nos dias que correm, há cada vez mais gente a recorrer a ela”, afirma José Pedroso Carvalho.
Este ano, graças a uma oferta de Maria Odete Dias Grade Alves Lucas, da empresa Lugrade, a imagem da santa vai ser embelezada com um novo vestido e manto, sinal de respeito e fé, certamente.
Em 2009, uma coroa foi feita com o ouro (cerca de 600 gramas) de fios, brincos, cordões, anéis e jóias, oferecidos pelos devotos ao longo de 35 anos num agradecimento a Nossa Senhora das Necessidades, foi abençoada pelo antigo bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, recentemente falecido.
A valiosa peça, elaborada pelo artesão Amílcar Castelo Branco, de Cantanhede, foi apresentada e colocada na imagem, por ocasião das comemorações do primeiro centenário da capela da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares.
O ponto alto da festa ocorre no domingo, dia 12, com a celebração de missa solene com homilia, seguida de procissão. Para além da presença das representações das igrejas e capelas do concelho, participam no cortejo religioso a Filarmónica Fraternidade Poiarense e a Filarmónica Santanense, com guarda de honra assegurada pelos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.
Do cartaz de espectáculos, associado à festa popular, destacam-se as actuações de Nucha, Iran Costa, Micaela e das bandas Império, Acesso e H2O.

Ao serviço do próximo

Actualmente, a Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades – Misericórdia de Vila Nova de Poiares dispõe de uma unidade de cuidados continuados, na Catraia das Necessidades. São instalações que foram inauguradas em 2005 e que servem 55 utentes.
Para além deste equipamento social, na Quinta das Camélias, onde está instalada a sede da Irmandade, funcionam as valências de lar, centro de dia, apoio domiciliário e, desde 1994, um centro de reabilitação médica e fisioterapia, abrangendo entre 70 a 80 utentes por dia.
Nas várias valências e serviços, a instituição tem cerca de 130 colaboradores, sendo um dos maiores empregadores do concelho.
“A capacidade da unidade de cuidados continuados é insuficiente para a procura que temos e o mesmo acontece com o lar e outras valências”, reconhece José Pedroso Carvalho, provedor da Misericórdia.
Actualmente, para não colocar em risco a sustentabilidade, estão suspensos os projectos de crescimento ou a criação de novas ofertas de apoio social. É o caso de uma unidade para acolher doentes com Alzheimer, cuja construção tem vindo a ser adiada.
“As verbas estão a ser reduzidas e isso condiciona o nosso futuro e pode colocar em risco a estabilidade da instituição”, argumenta o responsável.
Na liderança da Misericórdia de Vila Nova de Poiares desde 1974, José Pedroso Carvalho confessa “sentido de dever cumprido” e destaca o contributo de toda a equipa que o apoia, fundamental para que as coisas corram bem, por oposição à falta de sensibilidade de algumas entidades que, no seu entender, “deviam ser mais colaborantes e atentas”.

Programa
Sábado (dia 11)
21h30 – Missa vespertina na capela
22h00 – Início do arraial com a actuação da banda Império
23h30 – Actuação da cantora Nucha

Domingo (dia 12)
10h00 – Chegada da Filarmónica Santanense
11h30 – Missa na igreja matriz com celebração de baptismo
17h00 – Missa solene com homilia, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades
22h00 – Abertura do arraial e actuação da banda Acesso
23h30 – Actuação de Iran Costa

Segunda-feira (dia 13)
10h00 – Actuação do grupo Gaiteiros da Alegria
19h00 – Missa na capela da Irmandade
22h00 – Actuação da banda H2O
23h30 – Actuação da cantora Micaela