quinta-feira, dezembro 29, 2011

Milhares de pessoas podem ficar sem TV

Milhares de pessoas podem ficar sem TV
A Anacom prevê que, na primeira fase do ‘apagão’ (desligamento do sinal analógico), a 12 de Janeiro, milhares de portugueses fiquem sem poder ver televisão. "A experiência de outros países mostra que existirão famílias que ficarão temporariamente sem televisão. Estimamos que em Portugal possam haver dezenas de milhares de famílias", diz ao CM a Anacom.Com esta previsão, o regulador das telecomunicações garante que vai procurar minimizar o "tempo de espera" para que todos recebam Televisão Digital Terrestre (TDT).
Questionada quanto ao número de lares que ainda vêem televisão analógica e que vão ser afectados pelo ‘apagão’ nesta fase, a Anacom diz que "cerca de um milhão tem de se adaptar na primeira fase".
Ontem, um grupo de autarcas de Oliveira do Hospital, Seia e Arganil foram recebidos na Assembleia da República por deputados dos grupos parlamentares do PS, PCP e BE, no sentido de os sensibilizarem para "o adiamento da implementação da TDT, bem como para estudar uma solução alternativa para que não haja excluídos, sobretudo os mais carenciados", diz ao CM José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, que deverá ter seis mil afectados.

A deputada Catarina Martins (BE) adiantou ao CM que vai "apresentar um projecto de resolução à Assembleia para pressionar o Governo a adiar o sinal".Outra voz contra o ‘apagão’ é o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas.