segunda-feira, agosto 16, 2010

Os CROCODILOS DO ALVA aportaram na Moura Morta

Numa visita à Moura Zuleika, os CROCODILOS DO ALVA aportaram no Caneiro da Moura Morta como os do Nilo chegaram às Piramides de Gize.

Etiquetas:

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma iniciativa da Junta de Freguesia a ter em consideração as grandes potencialidades do Rio Alva e das paisagens da Moura Morta.
Meritoria a sua participação e empenho.
Ha que aproveitar e começar já a agendar uma grande descida para as Festas do proximo ano.
Ou os Mordomos ou o Centro de Convivio ou mesmo o Blogue da Moura Morta, podem desde já marcar essa posição e pedir a ajuda de varias entidades para que tal se venha a concretizar.

15:32:00  
Blogger lvaladas said...

Tenho assistido ao galopar da ideia , da qual nada tenho a dizer, mas num comentario de outra noticia anterior foi evocado , que o rio alva tem tido algum desenvolvimento no campo dos caminhos devido aos campeonatos de pesca a pluma, ai realizados, tambem foi referido que a sua utilização deveria ser de harmonia com a concessão de pesca.
Aqui pergunto eu como utilizador da concessao, como é possivel termos essa harmonia se dias antes da descida estavam pessoas da organização a tirar pedras do rio para desimpedir o caminho para as canoas, ora todos nos sabemos que os insectos alimento das trutas geralmente estam nessas pedras, alem de se levantarem os sedimentos e peturbarmos o eco sistema.
Mais ainda pergunto eu pagando a licença devida e estando no meio do rio na pesca como posso harmonizar com uma fileira de canoas direitas a mim.
Veremos como o alva estará daqui a uns anos
Um abraço

20:34:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois tem de imperar o bom senso de todas as partes.
O ecosistema ha-de normalizar-se com todos os intervenientes e com o sossego que o rio tambem merece.
Considera-se que havera uma normalização de interesses e que ninguem saia prejudicado com todas as iniciativas que se possam realizar no rio, quer ao nivel de pesca, quer ao nivel de recreio e de usufruição das aguas por parte da população.
Estando esta iniciativa devidamente divulgada e autorizada para aquela data, admira-me como é que alguem que tivesse conhecimento, se colocaria no dia e hora, no rio, no percurso da passagem das canoas.
O percurso das canoas não utilizou toda a zona da concessão, pelo qual os amantes da pesca poderiam utilizar grande parte do pesqueiro sem incomodo nenhum.

00:49:00  
Anonymous mouramortino said...

Antes de mais quero dizer que sou das pessoas que mais tenho publicitado esta modalidade de pesca, a pesca à pluma, mas também devo referir que por vezes por parte dos pescadores de pluma se nota sempre algum extremismo! Uma das pessoas que desceu o rio a desviar as ditas pedras fui. Na passado sábado por volta das 18:00 eu e o Albino (filho do Álvaro Rei), descemos o rio de canoa para retirar alguns ramos caídos no meio do rio e cortar alguma pequena vegetação que pudesse aleijar as pessoas que iriam descer de canoa no Domingo e também desviar algumas pedras das goleiras (rápidos) afim das canoas não ficarem encalhadas; foram retiradas meia dúzia de pedras de 3 goleiras!!! Isso perturbaria assim tanto o ecossistema??? Quando passei pelos pescadores já eram mais de 20:00, visto que chegámos à Moura Morta cerca das 21:00H.
É claro que sou a primeira pessoa a respeitar a pesca e os pescadores, mas o mínimo que podemos pedir é também alguma consideração pois já aqui vivemos desde sempre e também temos o direito de usufruir do rio!

09:28:00  
Anonymous Anónimo said...

ultima hora
as trutas fugiram do alva para o algarve sao tantas ke nem dá pra lancar a cana.

11:57:00  
Anonymous Indiscreto said...

Do facew book e do mouramortino uma passagem:
Participaram mais de 90 pessoas na descida e estiveram a almoçar cerca de 200 pessoas.
Mas já no fim da tarde o Sr. Presidente da Câmara confidenciava em tom de discurso que as novas tecnologias das "internets" só o difamavam e que só escreviam mal dele, mas que essas pessoas que se acham muito inteligentes nunca irão chegar ao patamar dele, nem lá perto; fiquei de tal forma comovido com as suas palavras que também eu me juntei aos aplausos...

12:14:00  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu mais duas pessoas no sabado com uma rede apanhamos por volta dos trinta quilos de peicheem apenas duas horas e eram bem grandinhos por isso esta na altura de comessar novamente a colucar as redes

13:04:00  
Anonymous Anónimo said...

caro mouramortino
A pesca esta defenida do nascer do sol ate ao por do sol , por isso no verao é natural, se encontrar pescadores no rio ate por vezes 21 horas ja que o escurecer se retarda.
Nao se trata de ser extremista, tambem nao pretendi criticar o uso do rio , o que achei pertinente , é saber que embora estas descidas foram devidamente organizadas e preparadas, nada evita que se torne uso fazer sem qualquer preparaçao , quanto a estarem a deslocar pedras, nomeadamente na zona de atravessamento dos jipes normalamente , é uma zona de aguas rasteiras com muita vegetação onde se encontram os tricopteros, insectos muito essenciais a alimentaçao das trutas, nessa zona de inicio de corrediça ao se retirar pedras coloca-se em risco o fundao que se encontra a seguir.
alem disso estando pescadores no rio jusante e o bater das pedras e mesmo o levantamento dos sedimentos bem como o assustar das trutas, invalida a pesca, a exemplo quando um pescador vai a frente do outro temos que deixar passar algum tempo para voltar a pescar no sitio, foi nesse ponto que achei injusto terem-se pago licenças para depois nao conseguir pescar .
o rio foi concessionado pela dgf por um fim , e como deve saber existem regras e condiçoes para que a concessao funcione.
Uma vez mais nunca quis criticar a utilização do mesmo rio que embora nao seja natural dai , aprendi a amar com muito frevor e respeitar , visto por mim ate agora considerei sempre e divulguei e divulgo como um exemplo que se devia seguir para todos os rios de portugal, faço cerca de 250 km para cada lado para estar no convivio dos mouramortinos e pescar, sempre respeitei ambos e vou continuar apenas quis falar sobre o assunto por que penso se os pescadores tem contribuido para o desenvolvimento da regiao e ate tem uma associaçao local deveria ser feito em colaboraçao com esta , visto se poder minimizar os possiveis danos, sempre com o intuito da defesa do rio e suas gentes
um abraço
luis valadas

13:39:00  
Anonymous Anónimo said...

básico:
Outubro a julho - pesca
agosto-Setembro - Canoas.
nao vendem licencas 2 meses.

14:57:00  
Anonymous Muito Discreto said...

Quando ouvi o presidente ate as lagrimas me vieram aos olhos. Estive quase a chorar.
Pobre homem que o difamam tanto, pelo muito que tem feito pelo povo.
So não se deve esquecer daquilo que ao longo de tantos anos,tem difamado ilustres poiarenses.
Ainda ha poucos dias alguem se lamentava aquando da morte de uma pessoa que "andou com ele ao colo" e muito lhe devia. Paciência.
Nem Maome era capaz de dizer isso do "unto".
Vergonhoso o aproveitamento dum convivio para pôr a cabeça de fora duma forma provocatoria..
Já é habito deslocar-se às nossas aldeias para provocar e insultar quem não o aprecia nem aprecia aquilo que anda a fazer ha mais de 30 anos.
Se enalteceu os jovens,devia olhar pro retrato e ver que ja não apanha boleia ha mais de 20 anos.
A sua presença é que já é um verdadeiro insulto aos jovens poiarenses.
Sentimo-nos envergonhados.

16:32:00  

Enviar um comentário

<< Home