quarta-feira, agosto 25, 2010

A MOURA MORTA tambem quer um Self-Prevention

Foi ontem apresentado, na Guarda, o projecto Self-Prevention. A ideia, exposta por um agrupamento de cooperação territorial que abrange 187 entidades de ambos os lados da fronteira, consiste na reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino, nas zonas raianas dos distritos da Guarda, Bragança, Zamora e Salamanca, como "limpadores naturais" dos campos.
A nossa Freguesia de Lavegadas reune todas as condições para ser " uma zona de ensaio deste tipo de iniciativas" e por onde se poderia começar um projecto destes.
Freguesia totalmente rural, onde não existe qualquer empresa de tipo industrial nem mesmo ja mesmo de tipo comercial.
Pequena, encurralada e praticamente abandonada do concelho de Poiares entre as Serras da Atalhada, S. Pedro Dias e Vidoeiro e o Rio Alva é completamente preenchida por uma floresta intensa e desordenada de eucalipto e pinhal. Junto às localidades ainda existem alguns tufos de folhosas de carvalho negrinho,sobreiros,freixos, lodãos e medronheiros.
Freguesia que foi de muito pastoreio, onde não havia casa nenhuma que não tivesse meia duzia de cabeças de gado entre cabras e ovelhas.
Quem foi a mulher das Lavegadas que não tirou as cabras do curral e as levou a pastar enquanto fazia renda? Quem foi a mulher que não aprendeu a fazer os queijitos com o cardo apanhado e seco numa folha de jornal?
Quem não matava a sua cabra mais velhota, na altura da Festa para fazer a sua chanfana?
Quem não guardava a pele da cabra ou a dava em paga ao matador?
Quem não se lembra dos peleiros de Poiares e da Risca Silva que andavam pelas terras a comprar as peles, os sarros das pipas e as sucatas velhas? ate antiguidades levavam como sendo coisas más, feias, perigosas e ligadas às almas do outro mundo.
A agricultura apesar de ser de subsistência era pródiga em milhos, batatas, vinho, feijão e outros secos.
Existia muita agua , quer nas fontes e nascentes bem como nas duas ribeiras que a atravessam.
Também havia linho onde era tratado no engenho-roda das Moendas do Torrozelo. Que beleza eram as terras com o seu linho florido, com aquelas florzitas azuis.
As Ribeiras de Sabouga e de Vilarinho, bem como o Rio Alva, com as terras ricas das suas ínsuas.
DE certeza que se os serviços competentes, acompanhados e bem apoiados pelos serviços camararios, poderiam arrancar com um projecto deste tipo, pois as populações adeririam a isto com toda a naturalidade.
É só quererem. As populações e o povo das Lavegadas agradeceriam e bem.
Ate iriam pro Guiness.

Tal medida permitirá, de acordo com José Luís Pascoal, presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, a prevenção de incêndios, mas também o "desenvolvimento económico e rural" daquelas zonas. O responsável do AECT garantiu que o objectivo é colocar os animais nos campos agrícolas e montes abandonados. Esta será a forma encontrada para evitar fogos florestais, uma vez que os terrenos ficaram "livres de vegetação", concluiu.

A partir do próximo ano serão assim distribuídas 150 mil cabras pela área do agrupamento territorial. Um "método natural para a limpeza das florestas e dos campos", referiu ainda José Luís Pascoal, garantindo que o projecto Self-Prevention permitirá também o desenvolvimento social e económico das zonas raianas.
"A sustentabilidade social, económica e ambiental" das regiões abrangidas passará pela criação de 558 postos de trabalho em diversas áreas, "desde pastores a comerciais", explicou. O estabelecimento de uma empresa, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto, a construção de 12 queijarias, 15 lojas e dois matadouros para abate dos animais surgem ainda como factores de importância neste projecto.
A ideia, apoiada pelos Governos de Portugal e de Espanha e por fundos comunitários, implicará um investimento de 48 milhões de euros. Por sua vez, "a rentabilidade económica criada nos campos e terras será para as gentes que moram nelas", acrescentou o presidente do AECT. Para os governadores civis da Guarda e de Bragança, este é um projecto que "não poderá falhar". Uma ideia que é, para Santinho Pacheco, "uma flor de esperança para a região".

Etiquetas:

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sabem alguma coisa por causa do poços é preciso licença ou não? se souberem metam cá isso

16:10:00  
Anonymous Anónimo said...

Já viram como pode funcionar este tipo de apoios?
Sendo Poiares a Capital Universal da Chanfana, porque não dar o exemplo e dinamizar este tipo de iniciativas?
A freguesia das Lavegadas era a area local e exemplar para arrancar.
Assim haja vontade de trabalhar por parte das nossas autoridades locais.
Seria uma decisão historica e tão ou mais historica ainda do que o arranque das vinhas, aquando da filoxera no inicio do seculo passado e a "tinta" que arrasou os castanheiros todos existentes na nossa zona no seculo XVIII.
Nessa altura ainda não havia pinhal e muito menos os eucaliptais.
Acreditam que estas autoridades serão capazes de fazer alguma coisa?
Nós acreditamos.

17:18:00  
Anonymous mouramortino said...

No próximo fim de semana já vou falar com o presidente da Junta sobre este caso. Perceber o que é que ele acha e se no seu entender este projecto é aplicável à nossa freguesia talvez em parceria com a cooperativa de Vila Nova de Poiares e alguns proprietários da nossa freguesia. Poderíamos também visitar a Quinta da Vumba do Dr. Patrick Dias da Cunha porque ele à muito introduziu as cabras na Quinta do Carapinhal podendo assim tirar algumas dúvidas e entender o funcionamento, as necessidades e as exigências.
mouramortino

21:32:00  
Anonymous Self-Prevention said...

A Freguesia das Lavegadas parece disponivel para arrancar com um projecto identico, mas antes que arda tudo.
So tem interesse um projecto destes para que se limpem as matas e se rentabilizem as suas explorações.
Vale a pena ir ver a VUMBA em S. Martinho da Cortiça onde ha anos que funciona uma cabrada a limpar as matas e onde se faz um queijo extraordinario que se pode adquirir nas lojas gourmet.
Apoios havera de certeza. Contaremos com os varios Ministerios por onde correm apoios e tambem com a Protecção Civil e Bombeiros onde Poiares está muito bem representado e colocado. Dizem que santos de ao pé da porta não fazem milagres, mas desta vez vão fazer milagres.
Será o maior projecto e decisão a tomar desde o Seculo XVIII apos a praga da " tinta" que eliminou os soutos de castanheiros que existiam na nossa região, antes da era do pinheiro e do eucalipto.
A Freguesia de Lavegadas é uma zona verdadeiramente explosiva e merece ser preservada antes que a desgraça apareça.
Bora lá trabalhar.
As populações estão ja disponiveis para colaborar com as devidas entidades e autoridades.

10:56:00  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito que essas tais autoridades e entidades estejam muito interessadas num projecto destes.
Os bombeiros de certeza que não querem ir tomar conta das cabras nem saber se elas estão bem ou não.
Gostam é do verão e do barulho.As chefias querem é televisão e aparecerem nos jornais na altura das fogachadas.....

17:10:00  
Anonymous Carlos said...

Sobre os poços, aguardem que os serviços da Junta ou da Câmara apoiem as populações com os devidos esclarecimentos.
São pagos por todos nós para ajudar e prestar serviços às populações.
Dirijam-se à Junta que lá têm obrigação de esclarecer.

20:33:00  

Enviar um comentário

<< Home