terça-feira, junho 15, 2010

Doença do nemátodo afecta 88 mil hectares de floresta

Onze por cento da área total de pinheiro-bravo no território de Portugal Continental já é afectada

A presença do nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) - doença que se propaga através de um insecto entre os meses de Abril e Outubro, enfraquecendo e originando a morte das árvores - foi detectada em 52 concelhos, indicam dados do Ministério da Agricultura a que o DN teve acesso, estimando-se que a área afectada seja superior a 88 mil hectares (11 por cento da área total de pinheiro-bravo no território de Portugal Continental).

Os distritos mais atingidos são os de Coimbra, Santarém, Viseu e Setúbal. Apesar da criação de faixas de contenção, novos focos da doença foram detectados em 2008 nos concelhos de Arganil e da Lousã, tendo posteriormente sido descoberta a presença deste organismo em vários outros concelhos da região centro, "exteriores à zona de restrição legalmente estabelecida". Em 2009, foram identificadas e marcadas para abate cerca de 600 mil árvores hospedeiras do NMP, a maior parte das quais evidenciando sintomas de declínio.

De acordo com fonte do Ministério da Agricultura, "por uma questão de precaução, só após três anos de resultados negativos numa freguesia previamente considerada afectada [é que] esta passa a ser isenta". É por esta razão que a área de pinheiro-bravo em Boticas, por exemplo, continua a ser incluída na lista apesar de a presença de nemátodo não ter sido detectada em 2009.

Ler mais + ...

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que a câmara terá algum programa ou campanha para atacar este problema?Como concelho da zona de pinhal ja devia haver.Mais preocupados em andar a apagar fogos nos concelhos vizinhos nunca pensaram em reordenar a floresta.

09:14:00  
Anonymous Anónimo said...

Os aldeões que se lixem. É preferivel negociar em sucata.

10:35:00  

Enviar um comentário

<< Home