sábado, janeiro 23, 2010

Em COIMBRA - Escada de Peixe a ser instalada no Açude

Estaleiro para a escada de peixe
Image

A construção da nova escada de peixe no açude-ponte tem início a 1 de Fevereiro, mas o estaleiro de obras já está a ser montado. Devido à empreitada, cujo prazo de execução é de 16 meses, o trânsito rodoviário que circula no passadiço de serviço ao Açude estará interrompido em dois períodos: primeiro, entre 15 a 30 de Março, e depois, numa fase em que obra já vai adiantada, dura.

A construção da ponte-açude, nos anos 80, transformou-se num obstáculo para a subida de várias espécies piscícolas do Mondego, entre elas a lampreia, a enguia, o sável e a savelha, que utilizam o rio e afluentes para se reproduzir. Com a futura escada, com um custo a rondar os 2,5 milhões de euros, as espécies ganham condições para cumprir o ciclo reprodutivo sem os actuais obstáculos.

A escada será constituída por um dispositivo de transposição dos peixes, pela bacia de dissipação do caudal adicional, pela câmara de válvulas, entre outros trabalhos complementares. Terá ainda um compartimento para recolha das ensecadeiras, casa de monitorização e contagem de peixes (edifício de exploração), construção da estrutura em gabiões na zona de entrada dos peixes, para além, de todas as obras a efectuar a jusante do açude.

Etiquetas: