quinta-feira, agosto 05, 2010

Acessos ao Rio

Embora os acessos da Redonda para a Barragem ainda continuem a ser uma miragem!
Basta sonhar. . .
E ajudar a que as coisas aconteçam.

Um texto escrito há um ano!
Texto Publicado a 28 de Agosto de 2009

Na fotografia podemos ver uma imagem da Zona da Redonda.
Rio Alva - Redonda

Do outro lado do Rio Alva podemos ver a Freguesia de São Martinho da Cortiça, Concelho de Arganil onde ainda existem muitas ínsuas amanhadas agora com milho ou batatas mas onde anos antes se produzia tabaco de excelente qualidade. É aqui na redonda que termina o acesso quer pedestre quer por estrada no Concelho de Vila Nova de Poiares, daqui para cima ainda temos cerca de 2 km de rio que pertence ao nosso Município mas que é inacessível devido à falta de estradas e à densa vegetação como se pode ver nas fotografias.
Um pouco "graças" às trutas e aos eventos que o nosso rio nos têm proporcionado, isto é, ser um dos palcos de excelência quer nos Campeonatos Nacionais ou nos Campeonatos do Mundo que se realizaram no nossos país foram abertas, limpas e criado estradas e ligações que nos oferecem uma Moura Morta mais acessível.

Existe uma zona que está inacessível como podemos ver na figura abaixo, são cerca de 1,6km de extensão que não é possível chegar a não ser através do Concelho de Arganil, isto é, fazendo a entrada no rio pela freguesia de São Martinho da Cortiça ou Pombeiro da Beira.
Mas além disso é preciso criar uma estrada de ligação da Ribeira da Redonda ao Quebra Figo, porque daí para baixo já temos uma estrada perfeitamente transitável ao longo do rio por carros ligeiros até às Secarias.

Rio Alva - Ribeira da Redonda e Barragem das Fronhas


Uma estrada poderia-nos ajudar a dinamizar um pouco a nossa freguesia e a nossa terra, caso o Centro de Convívio a Junta de Freguesia e Câmara achassem interessante, com a aquisição de canoas que seriam geridas pelo Centro de Convívio sempre com um convivência com a concessão de pesca.
Neste momento o local mais a Montante com acessos onde poderíamos iniciar a descida seria a Costa Alta, local do qual dá para ver a Moura Morta devido à sua proximidade.

Quem sabe se no próximo Agosto não teremos algumas canoas a chegar ao Caneiro da Moura Morta.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

este sempre a inventar coisas

17:35:00  
Anonymous Anónimo said...

Um tema bem abordado e com uma devida actualidade visto se aproximarem as eleições.
O estudo e o interesse de acesso á Barragem e aos terrenos à beira do rio a partir da Redonda, é tão ou mais antigo que a construção da Barragem das Fronhas.
A parir do Canto do Poço ate ao Fundo da Ribeira ( junto à Barragem ), aqueles termos eram da margem esquerda de pertença das gentes da Moura Morta e pertencem à freguesia das Lavegadas e Concelho de Poiares.
As gentes da moura Morta e de Vilarinho sempre reivindicaram as acessibilidades aos terrenos da beira rio quer porque amanhavam as terras e insuas mais produtivas e exploraram as suas matas.

Projectos houve e incentivos tambem, com muitas verbas para ajudas nos combates aos fogos com a preparação de estradas e estradões florestais, com a aquisição de maquinas por parte de entidades associadas pelas camaras ( no nosso caso a Dueceira)para a poio e defesa das populações nos combates a fogos florestais.
Assim estradas e estradões que foram feitos pelas nossas aldeias com acessos a pontos de agua, são projectos calculados e financiados com muitas verbas disponiveis para tal.
As Câmaras não fizeram mais do que a sua obrigação em disponibilizarem-se na aplicação dessas verbas.
Assim e aqui na Moura Morta, tivemos os acessos ao rio na envolvente das Secarias e na Ladeira do Moinho. tambem o acess à Costa Alta e à Redonda. A limpeza e alargamento dos estradões para Vilarinho, aproveitando as estradas antigas de comunicação.
Por isso falta realmente o que ainda não quiseram fazer, que é esse estradão desde a Redonda ate à Barragem.
Alem de se enquadrar no projecto de acessos aos pontos de agua (rio)e de ajuda ao ataque a Fogos Florestais tambem poderia e devia apoiar o projecto do fluviario ou do couto pesqueiro da Moura Morta.
Para isto é necessaria a sensibilidade das pessoas e dar um empurrão no turismo rural. actividades turisticas

14:51:00  
Blogger MM said...

Um ano depois já se realizaram duas descidas de rio e estamos a uns dias de se realizar a terceira!

A pesca já começou a ser encarada de outra forma pelo Centro de Convívio com o patrocínio do primeiro concurso de pesca à Pluma em parceria com os Mosqueiros do Alva!

A Moura Morta tem de ano para ano vindo a aumentar a sua dinâmica!
05 Agosto de 2010

01:53:00  
Anonymous Anónimo said...

Pois mais um ano se passou e não vimos por aqui a abertura tão necessaria do estradão entre a Barragem e a zona do Alto da Redonda.
As maquinas da Dueceira e que eram de apoio ao combate a fogos florestais não andaram por cá.
Estes estradão encurtaria acessos quer aos bombeiros quer à vigilância florestal e vigilância de rio e tambem aos donos dos terrenos que poderiam amanhar as suas insuas como fazem do lado de S.Martinho.Estes terrenos estão totalmente na freguesia das Lavegadase não são so de gente de Vilarinho, como querem fazer crer.

09:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Essa estrada seria muito benéfica para diversos fins. Além dos benefícios apontados pelo anónimo anterior eu acrecento:

- percuros pedestres ou de Bicicleta com zonas de descanso e de observação do rio e meio envolvente;

- melhorava o acesso ao rio pelos pescadores (que muitas vezes pagam licença e tem que andar a cortar silvas para chegarem ao rio);

Essa estrada seria bem vinda, não só na perspectiva do pescador mas com muitas outra utilizações.
Nós sempre que podemos vamos lembrando esta necessidade ao poder local.

Antes de acabar queria realçar a frase que o MM escreveu: "A pesca já começou a ser encarada de outra forma pelo centro de convívio".

Acrescento que não queremos que seja só o centro de convívio, mas todos os Mouramortinos, ou a grande maioria, a encararem a pesca à pluma sem morte como positiva para a terra, o que na minha opinião já está a contecer. Os mouramortinos já viram que nós vamos à moura morta, não para lhes tirar nada, bem pelo contrário, para ajudar a preservar a truta fário selvagem e proteger o meio ambiente.

Abraço

Sérgio Silva
Mosqueiros do Alva

00:27:00  

Enviar um comentário

<< Home