segunda-feira, abril 06, 2009

Operação "Limpeza do Alva"

Associação Mosqueiros do Alva

4 de Abril de 2009

Operação Limpeza do Alva
O principal objectivo é recolher o lixo que durante as cheias de Inverno se acumulou nas margens e no rio. Vai ser um dia de pesca normal, vamos tirar as nossas licenças e vamos pescar. Será distribuído a cada pescador um saco para recolha de lixo. É uma actividade dirigida a todos os pescadores que queiram dar o seu contributo.

Programa da Actividade:

08.30 - Concentração junto ao Centro de Convívio da Moura Morta

09.00 - Pesca no rio Alva + recolha de lixo

13.00 - Almoço no "ti André"

15.00 - Pesca no rio Alva + recolha de lixo

19.00 - Concentração junto ao Centro de Convívio (entrega do lixo recolhido)

Vamos fazer este tipo de actividade porque nos preocupamos com a preservação do rio e espaço envolvente. Assim cada sócio ou outro pescador que queira dar o seu contributo irá pagar a licença diária e o almoço (se quiser almoçar obviamente).
Pedimos a quem estiver interessado em participar, que confirme a presença até ao dia 1 de Abril, para fazermos a marcação dos almoços.
Marcações:
  • Telefone 962619677
  • mosqueirosdoalva@gmail.com
Retirado do Blogue Mosqueiros do Alva.http://mosqueirosdoalva.blogspot.com/

Aqui fica o testemunho de algum do lixo recolhido nas margens do Alva pelos pescadores.
Tenho a esperança que esta seja apenas uma de muitas iniciativas do género que os Mosqueiros do Alva poderão desenvolver em prol do nosso rio e que possam vir a sensibilizar as nossas gentes e os agentes políticos.

Foram retirados das margens do rio Alva grades, arcos das pipas, sacos de plástico, garrafas, roupas, etc.

Um dos maiores focos de poluição situa-se logo a jusante (abaixo) da barragem das Fronhas, onde existe uma "pequena lixeira" a céu aberto para onde os habitantes locais colocam os seus desperdícios, com o aumento do caudal do rio ou com as chuvas esses lixos são arrastados para o rio e depositados ao longo das margens.
Seria importante que as autoridades tivessem numa acção alerta e sensibilização.
Ajudem-nos a preservar o nosso rio e o nosso meio envolvente.

2 Comments:

Blogger MM said...

O blogue da Moura Morta congratula-se pelo empenho dos Mosqueiros do Alva na Preservação do nosso rio e espaço envolvente, promovendo assim um local ainda mais aprazível para o contacto com a natureza.

Já agora deixo um repto à Junta de Freguesia de Lavegadas e à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, oferecer aos pescadores que participarem no próximo sábado na limpeza do rio, duas licenças gratuitas (por pescador, envolvido na limpeza) para poderem pescar no Alva quando desejarem. Mostrando desta forma gratidão pelo seu gesto.

14:15:00  
Anonymous mouramortino said...

Mais uma vez quero dar os meus parabéns aos Mosqueiros por esta ideia.
Eu também aproveitei e fui passear junto ao rio, conversar com os pescadores e tirar umas fotos.

O balanço da limpeza é positivo embora o número de pescadores que tenham aderido à iniciativa, não porque não quisessem mas porque existiam neste mesmo dia outras actividades ligada à pesca.
Desta forma pode ser que no futuro isto envolva ainda mais pescadores e quiça alguns mouramortinos.

01:54:00  

Enviar um comentário

<< Home