quarta-feira, agosto 13, 2008

Histórias dos nossos antepassados

Email enviado por António Cavalheiro Fidalgo

Esta história foi contada por meu pai (Elísio Nunes Fidalgo), que a muitos anos atrás, os meus ta-taravós, moradores na Moura Morta e provavelmente nasceram lá também, que se chamavam António Francisco e Ana de Jesus, durante um dia inteiro e mais a tarde levaram o esterco para as suas terras com ajuda de vizinhos e carroças, foram para casa, comeram e foram dormir, no dia seguinte, como de hábito, levantaram-se cedo e por seu espanto viram todo o esterco que tinham levado para as terras no dia anterior, todo em seu quintal. A filha deles, Rita de Jesus (minha bisavó) tinha 7 anos de idade, e segundo o relato dela para o meus avós, era que falaram que foram as bruxas. Verdade ou não, uma coisa é certa, se isso ocorreu realmente, se fossem pessoas ou não, como durante uma noite conseguiram carregar tudo de volta, se muitos tinham feito isso durante o dia todo que é muito mais proveitoso.

Meu pai: Elísio Nunes Fidalgo, minha mãe: Ana de Lurdes Teixeira Cavalheiro Fidalgo e minha esposa: Ilka Aparecida de Oliveira Fidalgo em um caminho velho entre a Acatraia dos Poços e os Poços em 20/01/2002