quarta-feira, janeiro 16, 2008

Abel Lopes - Homenageado com Medalha de Ouro

Abel Lopes

O Sr. Abel Lopes ou ti Abel como é mais conhecido na nossa terra foi homenageado com a medalha de Ouro do Concelho de Vila Nova de Poiares.
Abel Lopes mais do que um artesão ou um mestre, um pequeno grande génio que com o auxilio de ferramentas rudimentares por vezes fazia o inimaginável, era um imprescindível na indústria da região sempre que necessário um especialista, desde lagares, moinhos de Vento, noras, engenhos, serrações e muitas outras coisas que passaram pelas mãos deste homem cuja homenagem é mais do que merecida.
Um dos poucos capaz de tudo fazer com madeira com ferro ou que o que for preciso ser trabalhado afim de sair daí algo que funcione, alguns do que o conhecem falam dele com muita consideração, pois é, 81 anos dos poucos se não o único capaz de por a funcionar moinhos de vento, reparar os lagares de azeite, capaz de construir rodas, barcos noras com sistemas mecânicos (com o acoplamento de caixas de velocidades e veios), mas isso não quer dizer que não seja capaz de construir as noras em madeira (tradicionais), ou os barcos de madeira para atravessar o rio. Poderia estar para aqui a escrever mais, muito mais, mas não poderia deixar de referir o seu sentido de humor e a sua perspicácia. Merece assim a nossa homenagem. Espera-se que os familiares elaborem um Curriculum com seus feitos e as suas artes.
O Ti Abel merece esta homenagem
, até pela admiração que os conterrâneos e amigos têm por ele. Estas homenagens são merecidas enquanto em vida dos artistas.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns Ti Abel, bem merece a medalha que recebeu.
Deus o conserve muitos e muitos anos junto de nós.

20:47:00  
Anonymous Anónimo said...

Visite e divulgue

http://agirpelosanimais.blogspot.com/


Obgd

11:39:00  

Enviar um comentário

<< Home