segunda-feira, novembro 01, 2010

Dia de Todos os Santos - 1 de Novembro

Dia 1 de Novembro…Dia de todos os Santos

É nesta data muitos se deslocam às suas aldeias para visitar os cemitérios recordar quem já não está entre nós, também aproveitam para tratar das campas orar e meditar.
Este ano o feriado é numa Quinta-Feira possibilitando um fim-de-semana prolongado para muitas famílias que assim passam mais tempo nas suas aldeias.

Neste dia as pessoas devotas e que têm fé irão levantar-se bem cedo para ir ao cemitério para acender as velas e tratar dos últimos arranjos e de seguida irão à missa após a qual irão retornar ao cemitério para mais um pouco de oração ou para estar mais próximos dos seus entes queridos que já partiram.

Dia dos Santos é também oportunidade para visitar a Feiras dos Santos.
Ainda me lembro de quando ia neste dia com o meu avô a pé daqui até à Santa Quitéria, onde ele aproveitava para comprar um "molho" de meias (daquelas meias brancas que tinham umas raquetes), também comprávamos uns pães por lá e umas febras nas carrinhas que estavam a vender e depois nós próprios confeccionávamos o nosso almoço, bem merecido depois de uma longa caminha, claro que o meu avô regava a sua febra com o vinho novo das barracas e eu com uma gasosa. Era uma longa caminhada desde a Moura Morta até Vilarinho e depois até à Santa Quitéria normalmente num dia de Outono frio e ventoso, por vezes mesmo chuvoso.

As pessoas iam à feira dos Santos comprar as castanhas e provar o vinho novo, mas também haviam muitas famílias que aproveitavam para rumar juntas para a Santa Quitéria e lá faziam o seu almoço, os famosos torresmos que se faziam numa fogueira improvisada com lenha do pinhal e no final assavam-se umas castanhas sempre acompanhadas com vinho novo ou jeropiga.
Hoje a feira dos Santos já não terá a importância que tinha outrora, mas mesmo assim não deixa de ser uma feira de referência, não fosse esta uma feira secular.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este ano fui la outra vez aos Santos. Acabei por comprar umas castanhas e umas nozes. Azeitonas para retalhar é que lá não havia nada.
Fica para a proxima vez.

10:42:00  

Enviar um comentário

<< Home