domingo, outubro 07, 2007

Pensamento de Professor/Gestor

Achei que quase 20 anos de experiência como professor e gestor de empresas não me davam, ainda assim, o direito de exibir um manual de boas práticas empresariais. É mais despretensioso (talvez) e está mais na moda, apresentar um manual de terrorismo empresarial condensado, partilhando a aprendizagem, nos principais falhanços, que aquela experiência me trouxe. Assim passarei a identificar as principais bombas de fabrico artesanal, tipo “faça você mesmo”, facilmente ao alcance de qualquer gestor, para fazer explodir num ápice a sua empresa.
1ª Bomba. Faça primeiro e PENSE DEPOIS

Esta coisa de primeiro pensarmos onde queremos ter a nossa empresa a médio prazo, para depois orientar os nossos recursos humanos e materiais, em função desse plano, obriga a perder tempo a pensar, além disso, corta a criatividade dos colaboradores que têm de fazer, o melhor mesmo é deixar cada departamento e cada trabalhador escolher o seu caminho, uma empresa sem um caminho escolhido, e sem objectivos claros percebidos pelos trabalhadores, é muito mais “DEMOCRÁTICA”, cada um, livremente, puxa para um lado, não há melhor rastilho PARA EXPLODIR UMA EMPRESA.
2ª Bomba: Fale ou telefone mas, por favor, NÃO ESCREVA.

Assuma-se como chefe ! Quando um chefe assume que erra é bom demais para uma empresa! As empresas que sobrevivem mais tempo são as que aprendem com o erro e melhoram em cada dia. Se escrever , qualquer um pode, mais tarde ter um registo de que se enganou ! Se falar ao telefone pode sempre afirmar a pés juntos, que não disse nem decidiu assim, pode mudar de opinião todos os dias desorientando as suas equipas e pode responsabilizar os outros pelos seus erros, assim, passarão a ter medo de si, jamais aprenderá com os erros, e dá o exemplo para que todos os colaboradores, procurem nos colegas, clientes, ou forncedeores, as razões para não evoluírem. Um clima de terror numa empresa que não evolui É EXPLOSÃO CERTA ! PUM!!!!
3ªBomba: Escolha os disponíveis e NÃO OS COMPETENTES.

Normlamente, os disponiveis só o são porque querem. Normalmente os competentes são indisponíveis, são os fazem e fazem bem, por isso lhes damos mais que fazer. Ora se surgir uma oportunidade de progressão na carreira, não pense em soluções com os competentes (estão ocupados) pense primeiramente nos disponíveis na empresa e depois nos disponíveis no mercado de trabalho e deixe os competentes ocupados. Com um disponível por cima, passaremos a ter COMPETENTES OCUPADOS E MOTIVADOS PARA TRABALHAR NA CONCORRÊNCIA. Ficamos a trabalhar com soldados disponíveis e os nossos ex-soldados ocupados são GENERAIS A ENFRENTAR NA CONCORRÊNCIA ! Vem tiro de canhão.

4ª Bomba: Seja um poderoso “Patrão de Muita Gente”
Nos tempos de Abraão a riqueza media-se pelo numero de cabeças de gado que se tinha, hoje, nas empresas ou nos seus departamentos, o poder do chefe é directamente proporcional ao numero de trabalhadores que lidera. Deixe que os recursos humanos cresçam assim, não teste se os que existem podem ser mais produtivos, nem sepreocupe com os objectivos mínimos dos que vêm para justificar o custo a suportar, PRINCIPALMENTE, NÃO SE PREOCUPE EM MANTER UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE O NUMERO DE TRABALHADORES PRODUTIVOS (os que fazem o produto, prestam o serviço ou o vendem) e os IMPRODUTIVOS (secretárias, administrativos, contabilistas, financeiros, marketears, assessores, consultores …) Assim chegará à situação de 10 tripulantes com 9 a mandar e 1 a remar, ou, no nosso caso 1 a CRIAR e 9 a ESTOURAR. Enfim recuse um recrutamento profissional, planeado e SEJA PATRÃO DE MUITA GENTE! Rapidamente não sobrará nada nem ninguém !
5ª Bomba: Delegue e depois “Faça Você Mesmo”

Faça um organigrama, distribua as funções, escolha os mais competentes para liderar as áreas principais da sua empresa, até aqui não há pólvora ! Depois do organigrama que fica sempre bem a enfeitar a parede do escritório, esqueça a delegação nos responsáveis e dê ordens directamente aos subordinados dos referidos responsáveis, de preferência sem o seu conhecimento. Tem um efeito explosivo devastador, os responsáveis sentem-se irresponsáveis e com uma certidão de incompetência passada. Se generalizar este procedimento, acaba, você mesmo, a fazer tudo, ajudado por quem não se importa de ser tratado como um irresponsável, POR SER REALMENTE UM IRRESPONSÁVEL.
6ª Bomba: Não esqueça, um procedimento vale mais que um cliente.
Defina procedimentos, um procedimento para cada processo de negócio, um procedimento para as compras, outro para as cobranças, outro para o processamento dos salários, outro para a avaliação dos colaboradores, outro para a avaliação dos fornecedores. De seguida force a sua equipa a cumprir esses procedimentos, não atendendo o cliente por estar na hora do almoço ou ter passado um minuto da hora de fecho e pendurando o cliente porque o procedimento das compras só permite fazer a encomenda amanhã. O cliente reclama mas é dia de pré auditoria da qualidade, ou da avaliação do desempenho, esqueça-o ! Basicamente, certifique a sua empresa, um diploma enfeita bem a parede do escritório, a seguir leve os procedimentos à risca, principalmente na véspera da auditoria, inventando assinaturas e documentos. Assim, a sua empresa está certificada mas completamente a borrifar-se no cliente, as suas necessidades e as suas reclamações valem zero, mas OS PROCEDIMENTOS SÃO SACROS. Esta qualidade que não é percebida pelo cliente REBENTA COM QUALQUER EMPRESA.
7ª Bomba: Pague hoje o que rentabiliza amanhã
Exija aos bancos e fornecedores a confiança no seu negócio que, você mesmo, não tem! Como ? Comprando ou construindo empresas só, ou quase só, com financiamento deles. O negócio é seu mas o dinheiro é deles, quanto maior for esta dependência maior o perigo de explosão. Mas passar do perigo à explosão certa está garantido quando se compram instalações e máquinas que se rentabilizam em vários anos, com financiamentos que lhe vão exigir hoje, amanhã ou nos próximos meses. Estruturas financeiras desequilibradas por dependência excessiva ou capitais permanentes insuficientes SÃO DETONADORES ACTIVADOS.
8ª Bomba: Acompanhe o seu negócio uma vez por ano

Faça um plano estratégico, um pano de negócios e um orçamento, de preferência faça este trabalho sozinho sem o envolvimento das equipas ou, então, mande o seu financeiro ou o contabilista fazê-lo, resulta sempre , pelo grande contacto com o mercado que normalmente, não têm. Depois junte toda a documentação numa pasta e mostre aos seus amigos e visitantes na empresa, pode até mostrá-lo a um jornalista, ficam sempre impressionados! Depois mantenha toda esta documentação dentro do cofre à guarda do seu director financeiro, afinal, o segredo é a alma do negócio, por isso não mostre a mais ninguém na empresa, nem veja você! Passado um ano veja se, por mero acaso, os ilustres desconhecidos até o ultrapassaram! Caso isso tenha acontecido, convoque uma reunião e desanque, mande todos trabalhar de seguida e feche-se com o seu contabilista para fazer, de novo, os planos confidenciais para o próximo ano. Repita a dose ano após ano ATÉ EXPLODIR O SEU NEGÓCIO!
9ª Bomba: Motive os seus colaboradores COMPRE-OS

As empresas duradouras consideram os seus colaboradores como clientes internos, todos diferentes e por isso com direito a tratamento distinto, por isso os ouvem, estimulam climas propícios à mudança e à inovação, oferecem-lhes formação, possibilidades de progressão na carreira, medem a sua satisfação e, fundamentalmente, respeitam-no, nunca RECEANDO ENALTECÊ-LO EM PÚBLICO E SÓ O RECRIMINAM EM PRIVADO. Para explodir a sua empresa esqueça tudo isto, trate-os mal quanto baste, seja à frente de quem for, um “palavrãozito” até ajuda e atemoriza, afinal também lhes paga para isso. Não há nada melhor para rebentar com uma empresa do que colaboradores que só aguentam o chefe e a empresa pelo dinheiro que ganham, se forem bons rapidamente um concorrente os compra, se forem maus, ficamos com eles para sempre MAS PAGAMOS BENZINHO ANTES DE EXPLODIR.
10ª Bomba: Ofereça mais do mesmo

A baixa produtividade do nosso país tem a ver com o facto de sermos pouco inovadores e de as nossas empresas trabalharem, fundamentalmente, produtos conhecidos e maduros.Isto é, criamos menos valor porque oferecemos mais do mesmo. Ora, o que tem explodido a produtividade do nosso país faz arder o nosso negócio com a mesma eficácia. Conheça a concorrência SÓ PARA COPIAR O QUE ELA FAZ e dê aos seus clientes MAIS DO MESMO! Esqueça a investigação e desenvolvimento, esqueça a ligação às universidades e outras parcerias PARA APRESENTAR UM PRODUTO OU SERVIÇO AUMENTADO FACE À CONCORRÊNCIA, OFEREÇA “CARNEIRADA” O QUE TODOS OFERECEM E VENDA SÓ POR TER UM PREÇO MAIS BAIXO! Não há nada menos duradouro que uma vantagem de preço sem diferenciação para o cliente.
Quem só tem preço recebe clientes MERCENÁRIOS que só ficam até chegar um concorrente mais barato que ESTILHAÇA O NEGÓCIO.

Autor: Bin Laden da Gestão (identificado)

Administrador/Gestor de Grupo Automóvel e Docente do Ensino Superior

2 Comments:

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17:44:00  
Anonymous Anónimo said...

Taça do Mundo: Etapa de Rodes (Grécia)
Simplesmente... Vanessa

A portuguesa Vanessa Fernandes igualou este domingo o recorde de vitórias em provas da Taça do Mundo de triatlo, ao vencer em Rodes, na Grécia, alcançando o seu 19º triunfo global, sexto da época. A campeã do Mundo igualou a marca da lendária Emma Snowsill, sua antecessora.

«Nunca falo de recordes, mas é bom vencer 19 taças do Mundo. Penso que é óptimo para Portugal e para mim ter apenas 22 anos e ter já este recorde. Tenho de estar contente», disse a triatleta de Perosinho.

Vanessa Fernandes, que completou a prova em 2:02.06 horas, impondo-se à britânica Andrea Whitcombe por 59 segundos e à checa Vendula Frintova por 1.15 minutos, foi a segunda a cumprir o primeiro sector, os 1.500 metros de natação, e a primeira avançar para o sinuoso e técnico segmento de ciclismo (40 km). Vanessa Fernandes destacou-se nos 10 quilómetros de corrida e, sem olhar para trás, avançou para a vitória sem oposição.

18:46:00  

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