quinta-feira, outubro 04, 2007

As Capitais, por Capitalista

Eu sempre me gabei de saber todas as capitais. Mas a coisa começa a ser difícil. É que elas saltam como rãs em charco de água choca.
E uma pessoa por mais atenta que esteja,
perde-se!
Já não basta o Casaquistão largar Alma-Ata, ou Alma-Atai para fazer a capital em Astana, agora é a maldita mudança da capital do leitão! A Mealhada pra mim sempre foi pacificamente a Capital do Leitão. Mas agora Águeda, intitula-se como a verdadeira Capital do reco de aleitamento. E com isto um capitalista começa a perder as referências e a certeza na resposta. O que não parecendo, é grave!
Miranda do Corvo puxando dos pergaminhos da antiguidade, passou a ser a Capital da Chanfana. E ainda me questionava eu sobre a necessidade de uma Capital da cabra velha assada em caçoila de vinho tinto, quando Poiares, larga fogo e atira com a Confraria da mesma e proclama-se a Capital Universal da Chanfana. E reitera e insiste no Universal. E faz sucessivos Capítulos da Chanfana, seja lá o que isso for. Eu não sei se um Chinês ou um Guatemalteco, sabem o que é a Chanfana e por isso acho mais difícil que qualquer um dos dois venha a saber que a capital Universal da mesma seja em Poiares. Mas eu, registo. Se a Arábia Saudita pode ter três capitais, porque raio não há-de a Chanfana ter duas! Capitais, é pra decorar, carago. Só que depois, Penacova delibera ser a Capital da Lampreia. Montemor-O-Velho também quer, mas a Torre do Tombo não lhe dá razão. Aguarda-se a resposta. Violenta, até porque Montemor ainda não digeriu bem a guerra perdida das Espigas de Montemor, agora unicamente fabricadas e vendidas em Tentúgal, a verdadeira e única capital das espigas de Montemor. E a batalha da Capital da Queijada de Pereira? E a arrufada, por onde andará a Capital da arrufada? Paciência, há que esperar a resolução, afinal o Nauru também não sabe lá muito bem se a capital é Nauru ou Yaren. A lampreia aguarda a mesma decisão. Mas a coisa complica-se mais ainda. Agora, é Foz de Arouce, que berra ao vento que é a Capital do Sarrabulho, perdão a Única e Verdadeira Capital do Sarrabulho. Mas que diabo, há por aí alguém que queira roubar o título a Foz de Arouce, para que eles sintam necessidade de se proclamarem a Única E Verdadeira Capital do Sarrabulho? Quem é alma danada que quer roubar o Sarrabulho a Arouce? Será a Lousã ou a Ponte da Mucela? Será manobra do Automotora, essa eterna serpente venenosa? Vai haver guerra! Deixem o Sarrabulho em paz e na sua capital: Foz de Arouce Forever!
PS: Arganil avançou agora como capital do Bucho e Mira proclama-se capital do Grelo! Anotem e registem!


in: "
http://tapornumporco.blogspot.com"