domingo, junho 24, 2007

Património desprezado

Há milhares de palacetes, solares, casas solarengas e outras obras de arte do património arquitectónico nacional que, país fora, chocam pelo estado de degradação a que ficaram votados pelo abandono dos proprietários e indiferença das autarquias, quando não pela acção burocrática ou inibitória dos autarcas. O Alentejo, em que a recuperação dos montes fez moda, devia ser um exemplo. Especialmente no Centro e no Norte do país faz confusão o investimento e o licenciamento de mamarrachos e atentados ao bom gosto em claro contraste com o desincentivo à conservação e restauro do edificado histórico e mais nobre. Fora os casos (raros) de investimentos para turismo de habitação, as câmaras parecem mais interessadas em obstaculizar quem aposta na recuperação e melhoramento do património. Um simples passeio pela serra da Lousã mete dó.
O concelho de Vila Nova de Poiares, que ainda por cima tem à frente um ‘dinossauro’ do municipalismo (José Marta Soares), é um dos piores exemplos. As construções incaracterísticas e feias cresceram serra fora, enquanto o típico e histórico casario está condenado à derrocada. Das casas mais simples aos solares e palacetes que outrora embelezavam as aldeias e lugares do concelho.
E não faltam por enquanto interessados e investidores, apesar de todos os entraves camarários. Em nome de quê?

in "Jornal Sol"

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A serio? e quem é este João Marta?
Ja nem sabem o nome do nosso presidente? Mas é verdade que nunca houve interesse em apoiar candidaturas à recuperação do patrimonio urbano-rural neste concelho.
Na nossa freguesia é exemplo o que se passou com as casas da Chão do Rio.
Parece que essa reportagem trazia uma foto da casa dos Moinhos dos herdeiros do Dr. Augusto Simões.

13:55:00  
Anonymous Anónimo said...

Coitado do João Marta!
Ó pessoal, o nome do tal senhor é Jaime Carlos Marta soares, da Avessada! (coitada da Avessada)

16:33:00  
Anonymous Anónimo said...

Errata:não é soares mas sim So ares.

16:33:00  
Anonymous Anónimo said...

A casa da vinha onde o André faz a sua horta também faz pena estar a cair de dia para dia.

19:00:00  

Enviar um comentário

<< Home