terça-feira, julho 07, 2009

As Festas Religiosas e as nossas Tradições

Festa na Moura Morta
Dias 25-26-27 de Julho 2009

FESTAS DO ESPÍRITO SANTO

Fotos de arquivo

Mordomos:
São os os homens indicados pelas pessoas que realizaram a festa o ano anterior (mordomos), os quais têm como missão a organização da festa que é composta pela parte Religiosa e pela parte Profana.
Fotos de arquivo
Mordomas:
São as mulheres (normalmente solteiras) indicados pelas pessoas que realizaram a festa o ano anterior (mordomos), os quais têm como missão a organização da festa que é composta pela parte religiosa e pela parte Profana, além disso também são consideradas mordomas as mulheres dos mordomos.
Fotos de arquivo

Promessas:
São oferendas, quer materiais quer espirituais, geralmente associadas a uma tradição religiosa, nomeadamente cristã, que consiste em prestar o culto a uma entidade específica (um santo, Deus etc.) em agradecimento. As promessas foram feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida. Uma promessa pode ser equiparado a um juramento.
Normalmente são a demonstração mais profunda (agradecimento),
da sua fé.

Fotos de arquivo
Enfeites da Capela:
Por sua intenção desde há mais de 40 anos Deolinda Rita (mulher do Ti António Lima), têm sido a responsável pela compra e arranjo dos enfeites da capela pelas festas do Divino Espírito Santo, salvaguardando dois ou três anos em que houve pessoas, as quais fizeram as mesmas intenções.
Fotos de arquivo
Enfeites dos Andores:
No antigamente este serviço era efectuado por uma enfeitadeira (D. Ivone da Ponte de Mucela) com arranjos artificiais, enfeitadeira essa contactada pelas mordomas com o dinheiro tirado no Cravanço (flor).
Nos últimos anos já houveram andores enfeitados com arranjos naturais e por colaboradoras voluntárias, e com colaboração das pessoas na compra das flores naturais para enfeite dos andores, quer por promessa ou apenas com o espírito de tornar este acto religioso ainda mais belo.
Fogaças:
As fogaças são Presentes ou ofertas que as pessoas dão para a festa religiosa, essas fogaças não são mais que grandes tabuleiros normalmente com um grande repasto, composto por Chanfana, broa, vinho arroz doce, fruta, enchidos e outros, oferenda essa que irá desfilar na procissão e que irá ser leiloada, cujo dinheiro da venda irá reverter a favor do Santo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vamos ver, vamos ver. Não comecem ja a estragar a festa. Não digam que é por causa dos mordomos que a festa vai ser fraca. Estamos em época de crise e há que ter calma.

11:19:00  
Anonymous Anónimo said...

No fim de semana de 25 e 26 de Julho também se vai realizar na Moura Morta a última prova do campeonato Nacional de Pesca à Pluma...

Tenho as minhas dúvidas que as trutas se deixem apanhar até porque estarão todas para a manicure, pedicure, cabeleireira a embelezarem-se para virem à festa.

10:58:00  

Enviar um comentário

<< Home